.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

[BLOGAGEM COLETIVA 6] Após saber que filho é diabético, mãe cria blog e supera o medo da doença

A blogagem coletiva  do Grupo de Influenciadores Digitais do Dia Mundial desta #sextazul é sobre a história de vida de cada membro, bom escolhi uma reportagem que fizemos onde conto um pouco de nossa vivência e sobre o blog João Pedro e o Diabetes.

Nossas vivências se cruzam formando uma mesma história, onde nunca estamos sozinhos, diabetes é parte de nós!

Clique no link G1 Piracicaba ou leia abaixo..

Após saber que filho é diabético, mãe cria blog e supera o medo da doença

Silvia Onofre Azevedo decidiu abrir a página após ter diagnóstico de João Pedro.
Após 3 anos, família de Piracicaba agora participa de eventos sobre o tema.

Silvia cria blog para trocar informações sobre doença do filho em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
Depois de um grande susto, a auxiliar administrativa Sílvia Onofre Azevedo, de 41 anos, virou blogueira. A moradora de Piracicaba (SP) encontrou uma maneira criativa e solidária de lidar com o medo do diabetes e com a experiência de ter uma criança de 11 anos com a doença na família. Um mês depois do diagnóstico do filho, em 2011, ela criou um página virtual para trocar informações sobre a nova etapa do garoto João Pedro Azevedo.

“Quando recebemos o diagnóstico, parecia que um caminhão tinha nos atropelado. Eu achava que meu filho ia morrer. Foi o canal que achei para não me sentir sozinha nesta caminhada”, disse ela sobre a criação da página "João Pedro e o Diabetes".

Sílvia lembra que, na época, desconhecia todos os motivos que levavam as pessoas a desenvolverem a doença. “Eu pensava que apenas as pessoas que ingeriam muito açúcar é que corriam esse risco. Doce ilusão!”, brincou.

Antes de levá-lo ao médico, Sílvia desconfiou dos sintomas que o menino apresentava. “O João Pedro tinha muita sede e ia várias vezes ao banheiro e emagreceu rapidamente”, lembrou. João Pedro tem o tipo 1 do diabetes, que causa o aumento de açúcar no sangue.

O blog fez toda diferença no tratamento de João Pedro, de acordo com a mãe do menino, porque para escrever as postagens, ela precisou se informar cada vez mais sobre a doença.

“Isso acabou refletindo na qualidade de vida não só de meu filho, mas de todos os membros da família”. Silvia contou que, por meio do blog, da troca de experiências com outras pessoas que convivem com a doença, descobriu novos dispositivos, como a bomba de insulina, por exemplo”.

João Pedro não é só motivo para criação do canal de comunicação, ele também atua no blog. "Eu gosto de ler os comentários, acompanhar o número de leitores e a repercussão na página do Facebook, por meio de likes, compartilhamentos e visualizações", disse João.

Silvia contou que quando uma mãe pergunta como agir com o filho, é hora de recorrer ao João. "Peço para me dizer como agiria se fosse com ele e, muitas vezes, o que conversamos me ajuda na resposta para os pais", ressaltou.

Postagem de blog retrata rotina de João Pedro além 
do diabetes (Foto: Silvia Azevedo/Arquivo Pessoal)

Blog
No início, a página contava a história da família Azevedo com o diabetes. “Essa era a ideia original, mostrar o nosso dia a dia, é por um tempo foi assim”, disse Sílvia.

Entretanto, depois a plataforma ganhou novas propostas, mais engajadas, como as “blogagens” coletivas no Dia Mundial do Diabetes e Sextas Azuis. “Passou a ser um veículo de informações sobre diabetes onde muitas pessoas buscam ajuda”.

A iniciativa deu tão certo que Sílvia e João já participam de encontros de blogueiros especializados em diabetes. Atualmente, tanto a mãe quanto o filho não conseguem imaginar como seria se não tivessem o blog ou então ficar sem ele. "Trouxe muita coisa para nossa vida e fez a diferença na de quem buscava auxílio também", finalizou.

Leia o primeiro post do blog : Nossa história

Conheça também a história de vida do irmão do João: Julio César

Beijos e até o próximo post ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário