.

sexta-feira, 27 de março de 2015

O que é diabetes?

O diabetes está cada vez mais presente em nossas vidas, são vários casos a cada instante, então a importância de saber mais sobre essa condição se faz presente, informação nunca é demais!

"Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). - Dr. Drauzio Varella".

O infográfico criado pelo Márcio, explica o que é diabetes de uma maneira interativa, espie aí.

by Márcio De Paula Pinto
Os sintomas mais comuns são:

- muita sede
- urina em excesso
- emagrecimento sem motivo aparente
- visão embaçada ou borrada
- entre outros...

É importante saber qual o seu tipo de diabetes, entre eles temos:

- Diabetes tipo 1, mais comum em bebês, crianças e jovens, conhecido como DM1, onde é obrigatória a aplicação de insulina, seja através da seringa, caneta ou bomba de infusão, devido a produção insuficiente de insulina pelo pâncreas.

- Diabetes tipo 2, mais comum em adultos devido ao fator obesidade, também acomete crianças pelo mesmo motivo, aqui ocorre a produção de insulina, mas o organismo não consegue metabolizar totalmente a glicose. É tratada através de medicamentos, em alguns casos é feito o uso da insulina.

- Diabetes Gestacional, ocorre na gravidez, com os devidos cuidados a gestante tem uma gravidez tranquila.

O tratamento inclui:

- testes de glicemias
- aplicação de insulina
- alimentação adequada
- prática de exercícios físicos.

O portador de diabetes tem uma vida saudável como todos nós e a condição não é fator limitante pra nada, viva bem e viva feliz com ou sem diabetes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário