.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Quiabo x Diabetes

Pra começar vamos relembrar o que é diabetes.

Diabetes nada mais é do que açúcar no sangue. No tipo 1 o pâncreas para de produzir o hormônio insulina, por este motivo o ÚNICO tratamento são as aplicações diárias de insulina para controlar as glicemias e não correr risco de vida. No tipo 2 há deficiência na absorção da insulina pelas células, pode ser controlada com medicamentos, aliada a uma dieta alimentar e exercícios físicos, pode ser necessário também o uso da insulina.

Muito tem se falado sobre o controle da glicemia utilizando o quiabo, depois de algumas reportagens e postagens no qual mencionaram a água de quiabo e as pessoas estão equivocadas acreditando que isso cura o diabetes.


Você realmente acredita que se tomar a água de quiabo como mencionada acima o diabetes vai sumir e não vai mais precisar das injeções de insulina? Vai pagar com a vida pra ver? Esse comentário é um atendado contra a vida, um insulto, NUNCA, JAMAIS deixe de aplicar insulina, a insulina é VITAL no tratamento do diabetes, não existe cura ainda.

Várias vezes temos visto e lido artigos nesse sentindo, sobre algum alimento, chá ou planta que melhora o diabetes. No caso do quiabo é o seguinte, devido ao seu alto conteúdo de fibras alimentares, ele pode diminuir a absorção de carboidratos ingeridos e com isso impedir uma elevação das taxas de glicose. O papel do quiabo no diabetes é o mesmo de vários outros alimentos saudáveis.

Só que tem um detalhe muito importante o quiabo ou qualquer outro alimento SOZINHO não faz nada e não cura o diabetes. O que realmente funciona é o tratamento que o seu médico definiu para você com aplicações diárias de insulina e/ou medicamentos, atividade física e uma dieta balanceada com alimentos saudáveis como todos devem ter. E claro, o bom humor que esse não tem contra-indicação e faz um bem enorme!

Essa é uma alimentação saudável, adequada para todos, inclusive para os diabéticos.


Não existem milagres, tenha sempre cautela e nunca tome nenhuma atitude com o tratamento do diabetes antes de consultar o seu médico, pois se não tratar adequadamente o diabetes você pode não estar aqui para nos contar com andam suas glicemias, pense nisso!


* [10/12/2013] Complemento para o post.


Ainda não existe cura para o diabetes. O ÚNICO tratamento é a insulina ou medicação oral. Não se iluda!

Não troque o seu tratamento médico por água de quiabo, chá ou qualquer outra coisa nesse sentido, é UTOPIA. Pessoas estão entrando em coma diabético com glicemia acima de 900 mg/dl e podem morrer.

Mantenha-se informado!


Pessoas NÃO existe ainda cura para o diabetes, o quiabo não cura nada. Se você trocar seu tratamento de diabetes, deixar de aplicar insulina, deixar de tomar seu comprimido pelo quiabo ou água de quiabo suas  glicemias vão subir para 500, 600, 900 mg/dl, você vai entrar em coma diabético e pode até morrer.

O quiabo possui fibras em sua 'baba', essas ao serem ingeridas provocam uma sensação de saciedade e tornam a absorção dos carboidratos lenta pelo organismo ajudando no controle de glicemia, só que ele sozinho não faz nada tem que ser aliado ao tratamento médico.

Entenda o papel da insulina e como ela é vital em sua vida. Clique no link: como funciona a insulina.

Leia aqui: Revelado o segredo da água de quiabo.

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o quiabo e o diabetes.

Espero que ao ler você compreenda, dúvidas e sugestões é só comentar. 

136 comentários:

  1. Sim, acreditamos e vamos experimentar ... Chega de patrocinar a indústria farmacêutica ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata de patrocinar a indústria farmacêutica, e sim de sua saúde e várias pessoas. Eu não tenho diabetes, mas meu filho tem e nunca trocaria o tratamento dele pela água de quiabo. Por favor não substitua o seu medicamento e/ou insulina pela água de quiabo, isso é sério.
      Vc pode experimentar mas desde que NÃO DEIXE SEU TRATAMENTO. Diabetes não é brincadeira e se se não cuidar as consequências virão com certeza e pode levar inclusive ao óbito. Pense nisso por favor.

      Excluir
    2. Industria Farmaceutica sim! No caso de seu filho faça acompanhamento com o medico, e aos poucos elimine o medicamento. o que pode causa até dependencia de medicamentos industrializados. Então é o seu medo de mudar, imagine seu filho convivendo com isso o resto da vida.

      Excluir
    3. Kleidson temos opiniões diferentes, respeito a sua.

      Mas em se tratando da saúde de meu filho, nunca vou deixar as aplicações de insulina e saiba que ele é uma criança consciente, sabe que terá diabetes tipo 1 para o resto da vida e sabe também que a insulina é vida para ele e de vdd sorri pra vida, pois é feliz mesmo com diabetes!

      Boa sorte em sua caminhada!

      Excluir
    4. MAs que coisa mais mal explicada !!!!! A questão toda está no entendimento da pessoa.....acho que jamais alguém em são consciência tenha falado de "Cura da diabetes" .O que se propõe, com esta terapia de agua de quiabo...é um " auxilio no controle" e não na "Cura do diabetes" então ...acho que é uma simples questão de entender errado......o objetivo do tratamento......e passa-se a discutir uma coisa que não tem lógica nem nexo .
      Por favor.....vamos entender a realidade da coisa né....

      Excluir
    5. Com a vida não se brinca. Se você não sabe como o quiabo e a insulina funcionam não deveria se medicar com base na fé e na sua posição política contra os remédios. São dois péssimos conselheiros.
      O corpo do diabético que tem Tipo 1 NÃO PRODUZ INSULINA. Sem insulina o corpo não processa o açúcar. Sem processar o açúcar ele te mata. Por isso é que quem tem Diabetes Tipo 1 precisa tomar insulina. Que é dada DE GRAÇA pelo governo.
      Aí, não importa se você toma água de quiabo ou faz dieta equilibrada: não é preciso ser muito inteligente para perceber que se você não produz insulina não adianta baixar a glicemia (quantidade de açúcar no sangue), é preciso também repor, via medicação, a insulina para poder processar esse açúcar/glicemia.
      Quiabo não é insulina. Nem os garotos que fizeram a pesquisa chegam a essa conclusão. Mas o Caldeirão do Hulk induz a esse erro.

      Excluir
    6. Fui diagnosticado como diabético do tipo 2 há cerca de 20 anos. Tenho atualmente 67 anos. Tomo diariamente metoformina 500 mg e glibenclamida. Mantinha minha glicemia sempre em torno de 100 (pouco mais, pouco menos). Quando comecei a comer 2 quiabos por dia aconteceu algo que me impressionou, minha taxa de glicemia em jejum foi para 70 (um pouco mais, um pouco menos). Achei inacreditável, mas é a realidade e ele se sustenta.
      Não recomendo a ninguém largar a sua medicação para controlar a glicemia, mas, recomendo, sim, comer 2 quiabos ao dia, seja na forma sugerida (a água de 2 quiabos) ou seja mastigando-os mesmo. O gosto não é ruim. Este é o meu conselho sobre o assunto 'quiabo x diabetes'.
      Gerson - Curitiba/PR

      Excluir
    7. Gerson, boa tarde!
      Acontece o seguinte a quiabo possui fibras em sua 'baba', essas ao serem ingeridas provocam uma sensação de saciedade e tornam a absorção dos carboidratos lenta pelo organismo ajudando no controle de glicemia. O único problema é que as pessoas estavam trocando os medicamentos pelo quiabo sozinho.
      A sua opinião é sensata. Boa sorte em sua caminhada.
      Abraços

      Excluir
    8. não lembro ter lido numa cura da diabetes através da água de quiabo. eles mesmos os opositores confirmaram que baixa o índice glicêmico. o que já nos trás um grande alívio pra levar uma vida mais tranquila. não consigo, ou melhor, entendo até o porquê de tanta relutância e preocupação com uma possível cura. que mundo mercenário é esse meu Deus, hein?

      Excluir
  2. Os pesquisadores levam anos estudando e desenvolvendo insulinas ultramodernas e medicamentos capaZes de imitar ao máximo o funcionamento do pâncreas para alguém dizer uma sandice dessas.......a indústria farmacêutica patrocina a vida da minha filha......e ponto!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é o inverso!!! a vida da sua filha patrocina a indústria farmacêutica e o governo.

      Excluir
    2. Eu sou diabético .,estou tomando a agua com quiabo, mas em nenhum momento parei de usar a insulina. Por que não experimentar? Basta ser consciente e continuar o tratamento normal e ter fé que o alternativo pode ajudar a controlar a glicose.

      Excluir
    3. Estou tomando água com quiabo também, a indústria vai querer demonizar, vai pagar para blogueiros defenderem o contrário.
      Estou acordado pra vocês;

      Excluir
    4. Geralmente quem acusa é anonimo, e essa é uma acusação grave.
      As pessoas são assim, quando não querem olhar o obvio e aceitar a propria condição de vida, specula, acusa e tenta diminuir a opinião contraria...
      Continue com sua agua de quiabo, este blog é informativo, e o que voce faz da informação que recebe aqui, é um problema seu.
      Tome agua de quiabo e daqui a 10 anos volte e nos conte sobre seu estado de saude, trato feito?

      Excluir
    5. Isso mesmo, Kellen Azevedo: na Bíblia já é dito isso:

      "TUDO SERÁ FEITO CONFORME A SUA FÉ"...

      Ou seja, é preciso acreditar...
      Eu, particularmente, independente de programa de TV,
      acredito muito mais no quiabo e na sua baba do que na indústria farmaceutica
      que, aliás, já matou dois membros de minha família...

      Excluir
    6. Quanta merda vocês pensam e dizem! O governo não dá nada,e fé é apenas para os cegos.Vamos aprender a escrever o português corretamente também.Não tomo partido na opinião dos outros,mas concordo com o anônimo sobre a indústria,essa máquina de moer gente.Já existe cura para muitas doenças,mas doenças dão muito mais lucro no mundo e mantém a população sempre refém e ignorante.O mais triste é ver como as pessoas são tão idiotas e fáceis de manipular,elas ainda acreditam que estão sendo ajudadas.Acorda povo !

      Excluir
  3. Realmente concordo, nunca devemos trocar o indicado pelo especialista (que será sempre a insulina) por outras receitas, mas tentar a agua de quiabo é legal (em certos pontos pois o seu gosto é horrivel eu mesmo sou diabético estou fazendo a experiência kkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italo concordo com as propriedades do quiabo como parte de uma alimentação saudável e não em substituição ao tratamento convencional.

      Agora se vc quiser experimentar ai vai de sua consciência.

      Excluir
    2. Minha filhota é diabética, não vamos abandonar o tratamento tradicional. O quiabo por conta das fibras auxilia na absorção da glicose. trata-se de um complemento.

      Excluir
    3. J R eu não tenho coragem de dar água de quiabo pro meu filho, é horrível, faça então o quiabo refogado ou com frango e/ou carne moída.

      Excluir
    4. D. Silvia Onofre deve está recebendo um bom dinheiro pra defender remédios industrializados.

      Excluir
    5. Não sei o seu nome e pelo comentário nem merecia uma resposta. Vc sabia que o disse é uma acusação grave neh. Mas como sou educada e pro seu interesse, esse post é uma informação e não é patrocinado por ninguém, meu trabalho aqui é voluntário!!

      Excluir
    6. o anônimo pelo que vejo ta certo

      Excluir
  4. Vcs são muito ignorantes mesmo né !
    Td mundo fala mal mas duvido se não tem gente aí experimentando pra ver se dá certo, bando de ipócritas rapá ! já sei o que é ?! Se o quiabo resolver o problema imagina quanto dinheiro os laboratórios brasileiros ou até mesmo mundiais perderiam .
    #FICAADICA#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quais as suas intenções ao publicar um comentario tão agressivo quanto esse,
      Este blog é um trabalho sério, e feito por pessoa consciente dos riscos que correria o filho.

      Se voce acha que quiabo lhe trará a cura, faça uso, mas não agrida os que pensam ao contrario.

      Só pra deixar ciente a menina que etimulou tal pesquisa, é diabetica tipo 1 das nossas relações, ela não chegou ao final da pesquisa, pois seu estomago não lhe permitiu.

      Acho que educação nunca é demais ao se discutir pontos de vista contrarios.

      Quisera Deus houvesse cura para a falta de educação, e nós não somos HIPÓCRITAS, só pensamos diferente de você.

      Que Deus te ilume!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Dinheiro compra tudo, até a índole de alguns.
      Vou tomar água com quiabo.
      Uma banana para indústria ladrona brasileira!

      Excluir
  6. A realidade é que vivemos em um mundo capitalista . se alguém estiver à beira da morte ante um hospital particular irá morrer . Da mesma forma um médico particular não atende de graça e luta por melhor remuneração junto aos planos de saúde . E possível verificar em outras áreas tentativas de cártel , monopólio , monopsônio e etc ... vale a pena sim tentar a água de quiabo . O ser humano não possui carácter solidário mais , o capitalismo o matou .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos viver em um mundo capitalista, mas tentar a água de quiabo e deixar de seguir o tratamento médico para o diabetes, não é uma questão capitalista e sim de saúde e inteligência.

      Excluir
    2. vá viver em Cuba ou qualquer outro país comunista e socialista por 5 dias apenas e irá se arrepender do que fala!! A cura do diabetes existe, é a redução estomacal, desde que a pessoa não tenha perdido o seu pâncreas claro, mas somente é possível a cirurgia particular, pois plano de saúde nem o governo não autoriza a cirurgia para pessoas que não estejam no mínimo com 30kg acima do peso máximo, portanto os magrinhos estão ferrados, só vai pagando.

      Excluir
    3. Isso ja existe no Brasil e so cura um dos tantos tipos de diabetes, mas parece que quem não conhece de diabetes e voces, estamos falando de diabetes em geral, todos os tipos o 1 , o 2,o LADA, o MODY... QUEM O PANCREAS PAROU DE PRODUZIR INSULINA FAZ O QUE? PÁRA DE COMER?

      Excluir
    4. Silvia Onofre foi contratada pra falar mal do quiabo, vamos ficar de olho nessa mulher.

      Excluir
    5. Apaga isso Silvia, voce não precisa disso no seu blog, pessoas ignorantes comentando

      Excluir
    6. Deixa Sarah, pra vc ver comenta e nem assina. Quem me conhece sabe de minha índole e que meu trabalho de informação é voluntário.

      Excluir
    7. Eu não sei se você não está sabendo se expressar direito ou se você não leu de acordo os artigos.
      Em todos eles dizem que a baba do quiabo tornam a absorção dos carboidratos lenta pelo organismo ajudando no controle de glicemia (só traduzindo para você- AJUDANDO E NAO CURANDO), portanto não vejo motivo para tanta polemica da sua parte.
      Se o seu filho tem e você não utiliza isto como fonte para poder amenizar o sofrimento dele é porque você não deve mesmo ter interpretado direito as matérias sobre o assunto.
      Em algum artigo você leu que a baba do quiabo traz algum maleficio?
      Você disse que não daria a seu filho porque o gosto é muito ruim, remédios você dá é claro né?, alguém já viu algum remédio que não tenha gosto horrível?
      Estou assinando como anônimo não por covardia assim como creio que seja o caso das demais pessoas que assinam desta maneira, mas apenas porque é mais fácil do que ficar criando e-mails, mas meu nome é Edgard Trautwein.
      deveriam ter mais opções para assinatura como faceboock ou Hotmail que hoje em dia ainda são os mais utilizados.
      Eu tenho diabetes do tipo 2 e após varias leituras vou dar inicio hoje a este complemento, sem claro abandonar a meformina.

      Excluir
    8. Tudo é questão de fé....de uma coisa eu sei, Deus até agora é o único que cura a diabetes...e é nele que creio que vai curar minha filha e ela não vai conviver para o resto da vida fazendo uso de insulina...ele cura basta ter fé Nele só Nele que é o médico dos médicos....amados muitas vezes Deus te cura através de um remédio que te ensinaram outros usam o mesmo e nada acontece, faltou fé, as coisas acontecem na vida daqueles que crêem... Silvia não seja tão egoísta em declarar que seu filho vai conviver com isso para o resto da vida....creia que ele será curado!!!! Amém

      Excluir
  7. Quanto a contra indicação não vi ninguem comentar.Tem ou não tem contra indicação.?Sou diabetico vou testar e deṕois eu volto a publicar.Será que vai recuperar a parte do meu pancreas que não produz mais a insulina necesária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Não existe contra-indicação no quiabo ou na água de quiabo. O quiabo é um alimento saudável, o problema está em deixar de aplicar insulina, deixar de tomar o seu comprimido e trocar tudo isso pela água de quiabo.

      Vai testar ok! Volte depois e nos conte, mas fale a verdade.

      Vou fazer um outro post explicando o que acontece se vc trocar o seu tratamento de diabetes pela água de quiabo, espero que entenda!

      Excluir
    2. você pode ter uma rejeição estomacal, e ao tomar a água de quiabo e você vomitar, já sobre a alergia ao quiabo é importante frisar que você não nasce com alergia, você adquire, portanto qualquer organismo pode desencadear uma reação alérgica ao quiabo sim, mas como saberá disso?? haaaaaaaa, só tomando mesmo!!

      Excluir
  8. Que pena que ninguém contou depois de testar. Há várias promessas escritas acima de que pessoas iriam testar. Mas ninguém colocou os resultados. Imagino que os resultados sejam negativos. eu não sou diabético, por isto não adianta eu testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio mesmo vc não sendo diabético trabalha com o público, então pode ajudar disseminando informação de qualidade.

      Não há nada errado com o quiabo o problema é que as pessoas estão trocando o tratamento de diabetes pelo quiabo sozinho, ai sim mora o perigo, se deixar de seguir o tratamento adequado as glicemias sobem para 600, 800, 900 mg/dl, pode levar ao coma e até morte.

      Diabetes não é brincadeira senão tratar adequadamente as consequências podem aparecer, é isso que estamos tentando fazer as pessoas entenderem.

      Excluir
    2. Nunca pretendi deixar ou abandonar os remédios para controle do diabete, porém tentei tomar a água de quiabo, várias vezes, e sabe o que me aconteceu.....
      cada vez que tomei a dita água fui vítima de uma diarreia incrÍvel, CUIDADO!

      Excluir
    3. OBS importante, quando fazerem a água do quiabo, lembrem-se de lavá-lo antes de colocar de molho, e a água que colocar o quiabo tem que ser filtrada, e a faca que usar pra cortá-lo tem que está limpa, senão a possibilidade da diarreia vir vai ser alta.

      Excluir
    4. Tá falando merda rapaz.

      Excluir
  9. Fato é que isso tem que ser cercado de exames, não pra pra abandonar o convencional e não da pra pular de mergulho só porque alguém falou... Fato é que alguém tem que comprovar isso com exames, e após isso pegar outro organismo e examinar e outro e outro, até que haja cura coletiva. Porque ja cansei de ver pessoas abandonarem tratamentos a favor de alternativos e terminar no caixão...Somos um tubo de ensaio, o que colocamos dentro da gente reflete na gente mesmo... e qual a diferença da propriedade do quiabo com a água do quiabo adormecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc entendeu o que estamos tentando fazer as pessoas compreenderem, é isso não dá pra trocar o certo pelo duvidoso.

      Se realmente o quiabo fosse a cura do diabetes com certeza algum cientista já tinha descoberto, e não seria apresentado num programa de TV e sim numa revista científica de renome.

      Respondendo a sua pergunta é o seguinte: as fibras do quiabo estão na 'baba', então deixando ele de molho na água há um maior aproveitamento dessa propriedade, lembrando que essas fibras (assim como as fibras de qualquer outro alimento) podem ajudar no controle da glicemia aliado ao tratamento de diabetes e não substituir o mesmo.

      Excluir
    2. alguem tem que ganhar dinheiro neh!!!

      Excluir
  10. Entendi a matéria e concordo, em grande parte, mas, entendo que "milagres" existam sim. Ou não seria um milagre diabetes a 200 x 100 rsrsrsrs . Os tratamentos naturais voltam a ganhar força pelo modo menos agressivo e custo menor. Está em alta o uso de florais, inclusive com a aprovação de muitos profissionais Médicos alopatas e com resultados excelentes. A sabedoria natural dos povos é milenar e não pode ser desprezada ou subestimada , o equilíbrio do corpo e da mente evita com certeza muitas doenças. E o tratamento natural aliado ao tradicional só traz benefícios. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi esse é um ponto, não contesto o tratamento natural, concordo que os alimentos naturais aliado ao tratamento só trazem benefícios.

      O grande 'x' da questão é que as pessoas não estão compreendo e estão deixando de aplicar insulina ou tomar os medicamentos para substituir por um chá ou pela água de quiabo, a minha preocupação é essa, tem que ser junto aliado ao tratamento, um completa o outro. Falta informação, tem que passar matérias completas, é isso que me deixa triste, a maioria ouve aquilo que quer e não se informa.

      Excluir
    2. acredito muito mais na fé das pessoas em acreditar na água de quiabo surtir efeito que na própria solução aquosa. A mente tem poder, quando vc usa sua força de vontade com o querer e desejo juntos você ultrapassa a barreira do possível, é o que as pessoas costumam chamar de milagre, só que uns são mais fortes que outros, portanto pode não funcionar pra maioria.

      Excluir
  11. É isso! Informação é tudo. O tratamento com insulina pode trazer resultados maravilhosos para uma doença tão devastadora, se não for tratada adequadamente. Para quem é diabético um bom conselho beba muita água de quiabo mas não abandone a insulina.

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe começou a tomar a água do quiabo ... ela já estava com a visão complicada, ela melhorou muuuuito depois da água .. porém ela não parou de tomar os medicamentos dela .. que por sinal não abaixam em nada a diabetes dela .. porém ela é dependente deles. Ela não toma ervas, nem nada que possa complicar a saúde dela, e sim uma água de um alimento saudável, ou seja, não vejo problema em ela tentar se cuidar com alimentos que fazem bem a nossa saúde ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Line sua mãe fez corretamente, não deixou de seguir o tratamento médico. O problema está qdo as pessoas trocam tudo pela água de quiabo.

      Excluir
    2. peça a sua mãe rever os exames e falar com o médico para mudar os remédios, pois a diabetes dela avançou, se continuar tomando remédios que não surtem mais efeitos ela poderá vir a óbito. E dependendo do problema de visão que ela teve alguns são reversíveis mesmo, outros não.

      Excluir
    3. Eu tenho diabete a 15 anos mesmo tomando 40 un de insulina nph e 12 un da regular era sempre alto,ate que descobri o chá de Jambola, hoje eu tomo 20 un de nph e 4 un da regular, porque não tomar a agua de quiabo vo tomar sim c nao fazer bem mal nao vai fazer. Em uma pesquisa 100 anos ante da insulina o Jambolão curava o Diabete.

      Excluir
  13. como saber se o quiabo faz efeito se continua tomando a medicação pra controlar o diabetes?? só irá saber se o quiabo faz efeito realmente se tirar a medicação e tentar o quiabo não é mesmo?? em vez do quiabo pode tentar limão, pena de galinha preta, água do sanitário... a única coisa que realmente cura a diabetes, quer dizer faz com que o pâncreas volte a funcionar normalmente é a redução estomacal, porque? ninguém sabe, mas que cura, cura. Infelizmente só gordo, ops, obeso que pode fazer esta cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A redução de estomago não faz o pancreas voltar a funcionar, quando o pancreas para de produzir insulina, ele parou e pronto, mesmo com transplante ha o risco dele parar novamente, pois diabetes tipo 1 é AUTOIMUNE.
      Ja o diabetes tipo 2 que é resistencia a insulina, pode ser melhorada sim com a redução de estomago.

      Excluir
    2. So pra constar, uma pessoa que ja come pouco, reduzir o estomago, qualquer excesso de alimento pode levar a obito...
      Seria bom voce pesquisar mais sobre o assunto.

      Excluir
  14. Tenho um filho com diabetes tipo 1 e devido a matéria que saiu no caldeirão do hulk recentemente muita gente me ligou para dizer da cura da diabetes. Acessei a internet e ví a matéria. Vejo sempre matérias que conduzem para cura do diabetes mas sem esclarecer se é tipo 1 ou 2. Imagine o risco destas matérias que se lançam na televisão e não aprofundam. Imaginem um pai uma mãe ou o jovem menos esclarecido que pare de tomar insulina?..É muito inconsequentes estas matérias. Quando se falar, ou se tratar de diabetes deve-se esclarecer bem para que tipo é e que efeitos trarão...Se substitui o tratamento, a dieta, ou a insulina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Angelo! Precisa de muita informação principalmente a diferença entre tipo 1 e tipo 2.

      Excluir
  15. Gente tomo insulina duas vezes ao dia, mas depois que comecei a tomar a água de quiabo melhorou bastante minha glicimia djejum e apos o almoço, estou muito satisfeita com o resultado mas não deixo de tomar insulina de jeito nenhum e continuarei tomando a agua pois vi resultado.

    ResponderExcluir
  16. Concordo que não deveríamos deixar o chamado tratamento convencional a experimentar a água do Quiabo. Acho que a água pode ser um aliado no controle da glicemia. Como foi dito anteriormente Diabetes é coisas séria, se sua glicose hoje não está controlada e vc espera que a água venha resolver este problema, cuidado, pois os resultados talvez, não sejam o que vc espera.
    Como já disse, acredito que a água seja, sim, um aliado não um substituto.

    ResponderExcluir
  17. Meus amigos ... Eu bebi dessa agua com quiabo durante uma semana , mas me deu uma diarréia daquelas braba..peeense numa pessoa que passou varias noites no banheiro , com medo de dormir..kkkk Sei não essa agua num serviu pra mim não ... abraço a todos

    ResponderExcluir
  18. para mim num resolveu, mais tb não fez mal algum .

    ResponderExcluir
  19. Olá a todos... Pelo tanto de comentários não vou entrar no mérito sobre a água de quiabo. Penso que tudo que não cause risco de vida seja válido utilizar, desde que não se abandone o tratamento convencional pela medicina até que seja finalizado pelo médico que o acompanha.

    Gostaria de saber se vocês conhecem a opção do chá de "pata de vaca"? Muitos dizem que é bastante eficaz para o diabetes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aroldo veja o que a SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes fala sobre o chá, é só acessar o link

      http://www.diabetes.org.br/sala-de-noticias/2056-o-cha-de-pata-de-vaca-e-o-diabetes

      Excluir
  20. O texto é ótimo e explica muito bem a diferença, mas tá tendo uma enorme confusão aqui. O único argumento de quem acredita na água do quiabo é que está descrente e acha que os remédios existem para dar lucro aos industriais. Convenhamos que este é um argumento MUITO FRACO! Quem fala isso demonstra cabalmente que usa a água de quiabo sem entender porque funcionaria, apenas pela fé. Da mesma forma acredita ou não em qualquer outra coisa por mera conveniência.
    O diabetes é uma doença que causa dano progressivo e irreversível. Quando o açúcar destrói os vasinhos dos olhos a perda da visão é permanente. Quando faz o mesmo na vascularização dos dedos do pé ou da perna, ele perde sensibilidade e é prejudicado para sempre.
    Só diminuir a absorção de açúcar pelas fibras do quiabo não é suficiente para evitar os males da diabete. Isso só faz sentido para quem se recusa a seguir a dieta e tomar o remédio. Nesse caso está trocando um tratamento real por um paliativo que permite continuar com uma vida desregrada. A glicemia cairia do mesmo jeito com a alimentação correta. E a aplicação de insulina é FUNDAMENTAL para repor a que o corpo NÃO PRODUZ em quem tem Diabetes Tipo 1.

    ResponderExcluir
  21. Não sei quem é mais ignorante.. Em nenhum momento se falou na mídia a substituição da insulina e/ou tratamento pelo quiabo, apenas foi feita a pesquisa e que o quiabo AJUDA a baixar os níveis de glicose do sangue e também os níveis de colesterol, isso ñ é se auto medicar, pelo amor de Deus, quiabo é um alimento sem contra indicação, ou seja qualquer pessoa pode comer a vontade. Resumindo.. Continua com o tratamento (insulina no caso) e tome a água de quiabo de manhã. E como o owner desse blog disse, o diabetes não tem cura (ainda) , nisso ele tem razão, mas existem métodos para auxiliar a redução dos níveis de diabetes, é só abrir a cabeça e ler um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou diabético mas sou pré a minha glicemia tá um pouco alta e estou fazendo um teste com a agua de quiabo vou fazer por trinta dias !!!

      Excluir
    2. Toma mesmo eu só sinto de não ter tido esta informação ante de ter que fazer o uso de insulina, c eu tivesse tomado o chá de Jámbólão eu tenho certeza que hoje eu não estava tomando insulina,toma agua do quiabo tambem que voce não vai repender depois que comecei tomar o chá do Jambolão eu tomo a metade do medicamento esto otima BOA SORTE

      Excluir
  22. Nossa, Deus precisa ter misericórdia deste povo precipitado. Quem falou em abandonar o tratamento convencional? Que mal há em experimentar a água do quiabo? Difícil comunicar, hem? E claro que a indústria farmacêutica não vai querer nunca que se ache a cura, não só do diabetes, mas do câncer e outras doenças, pois isto é sinônimo de perder dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO PLENAMENTE , O DINHEIRO O DINHEIRO O DINHEIRO SÓ ISSO QUE ELES PENSA ..

      Excluir
  23. escova os dentes depois.

    ResponderExcluir
  24. se funciona não sei para a tipo 1 mas para a 2 que tenho não tomo mais medicamentos tem que saber tomar senão cai demais.

    ResponderExcluir
  25. se tomar um copo em jejum de mais de 200 cai para 40 ai que falo tem que tomar cuidado estou aconpanhado a pesquisa aqui da unicamp de perto e postarei alguma coisa en breve.feliz ano novo a todos.

    ResponderExcluir
  26. MEU , É SIMPLES GENTE , NÃO PRECISA PARAR COM OS MEDICAMENTOS MEU , ACRESCENTAR A AGUÁ DE QUIABO PODE SER BOM , SÓ NÃO DEIXAR DE APLICAR A INSULINA PARA QUEM TEM A TIPO 1 , E OS MEDICAMENTOS PARA QUEM TEM A TIPO 2 , BASTA TOMAR A AGUÁ PARA AJUDAR ... SIMPLES ASSIM !

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Sou praticantes e pesquisador autodidata das terapias naturais há 6 anos. Tenho obtido êxito (reversão) no tratamento do diabetes (tipo 2) . Os livros de naturopatia estão recheados de casos de cura. No livro "A cura do diabetes pela alimentação viva", Gabriel Cousens, é a obra mais famosa sobre essas curas (há documentário legendado no YouTube sobre este médico).
    Trato diabetes sem NENHUM chá e faço isso de propósito pois as pessoas têm mania de fazer os remédios - naturais e farmacêuticos - de muletas para se desviarem das verdadeiras causas: alimentação inadequada, sedentarismo e desequilíbrio emocional. A cura do diabetes passa pela isenção da carne vermelha, os excessos de cozimentos e carboidrato refinado. Quem estiver tomando remédio, precisa ir regularmente ao médico para evitar a hipoglicemia. Diabetes não resiste mais de 2 meses quando se coloca num prato 75% de vegetais crus. Para maiores informações, leiam isso :

    1 - http://www.tiabeth.com/tiabeth/wp/artigos/2012/12/12/como-reverter-o-diabetes-sem-remedios/
    2 - http://super.abril.com.br/ciencia/inimigo-unico-441811.shtml

    Vida longa sem diabetes,

    Alberto Farias
    naturopata

    ResponderExcluir
  28. OLHA, JA TO NA MERDA, TESTEI A EFICACIA DO QUIABO... E VI QUE ELE POTENCIALIZA A INSULINA TOMADA PELO CORPO... EU POR EXEMPLO TOMEI 1 COPO DE AGUA DE QUIABO E AO INVEZ DE TOMAR 19U DE INSULINA NPH TOMEI APENAS 10U, ANDEI A MINHA ATIVIDADE NORMAL DURANTE O DIA COM A MESMA ALIMENTAÇÃO E TIVE O SEGUINTE RESULTADO --> DE MANHA 168 ANTES DO QUIABO / A TARDE 100 E 95 A NOITE AS 23:00 ONDE NAO HAVIAM MAIS TRAÇOS APARENTES DE INSULINA, ESTAVA COM 70 DE GLICEMIA. LOGO O QUIBA É EXCELENTE CONTROLADOR DE GLICOSE. A CURA JA EXISTE , SO QUE É INTERESSANTE PARA A INDUSTRIA FARMACEUTICA COLCAR OS DIABETICOS NO PANO PARA TAPAR BURRO. VIVEMOS EM UM PAIS CAPTALISTA. O QUIABO CUSTA r$ 3,00 O KG E O TRATAMENTO DA DIABETES CUSTA CERCA DE r$ 650,00 APROXIMADAMENTE PARA A INDUSTRIA FARMACEUTICA. QUAIS SAO OS INTERESSES ? A CURA OU O CONTROEL? ENTAO CADA UM TEM QUE SE DEFENDER COMO PODE. TODOS NOS PRECISAMOS DE MEDICOS, MAS COM SABEDORIA E ANALISE DO QUE SE ADMINISTRA NO DIA A DIA, COM CERTEZA O CONTROLE E A CHEGADA ATÉ A CURA É INEVITAVEL. EU POR EXEMPLO, NAO TOMO ADOÇANTE POIS ELE RETEM O AÇUCAR DENTRO DO ORGANSMO DO DIABETICO, É PREFERIVEL UMA COLHER DE AÇUCAR MASCAVO ORGANICO, É MUITO MELHOR !!! LOGO, CADA 1 TEM QUE SE DEFENDER COMO PODE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeferson,
      A questão do quiabo hoje, nem é tanto a sua eficacia ou não, mas abandonar o tratameno convencial e quanto tempo o organismo vai aguentar a agua de quiabo.
      Quem conhece tratamento natural sabe que chas, garrafadas e afins, que obtem resultados na saude, tem um tempo de funcionamento e que depois o organismo acostuma e perde o efeito.
      Hoj ja existe a contagem de carboidratos, em que o diabetico pode comer o que tem vontade, inclusive doce, sem ter elevação da glicemia, não gosto de adoçantes por outras razões.
      Mas legal saber essa do açucar mascavo organico, vou experimentar.

      Excluir
  29. É legal ver o projeto de adolescentes do Brasil dar certo, mas as pessoas precisam ter senso crítico e avaliar as coisas. Pode ser q o achado no projeto foi uma coincidência, ocorreu ao acaso. Ou, pelo simples fato das pessoas com diabetes q participaram resolveram se cuidar melhor pois estavam sendo observadas (chama-se efeito Hawthorne). E sim, o quiabo pode, talvez reduzir a glicemia, mas isso não significa q mudaria algo no diabetes. Há dados q mostrem que quem consome quiabo morre menos por causa de diabetes? É possível comprovar que a Hemoglobina Glicada irá reduzir somente com o quiabo? Seria necessário uma pesquisa bem feita com diversas pessoas e com certeza não seria fácil (não seria apenas dar quiabo, por incrível que pareça). Enfim, fico feliz pelos meninos q desenvolveram algo tão legal. Cabe a nós aproveitar isso e estudar mais, só q não dá pra trocar pelo tratamento padrão (dá pra fazer juntos).

    ResponderExcluir
  30. Bom, eu tenho diabetes e uso insulina a 8 anos, e entendo que NÃO poderei deixar o tratamento com insulina, mas que posso sim testar a água de quiabo e ela reduzir os níveis de glicose e fazer com que eu use MENOS insulina. Porém achei essa postagem muito mal elaborada e sensacionalista. Não há segredo, o quiabo não será um substituto, mas um COMPLEMENTO ao tratamento convencional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que entende que não pode deixar o seu tratamento, o ponto é esse, o post é justamente pra esclarecer que as pessoas não podem trocar o tratamento pela água de quiabo, porque ai fora é isso que a maioria está fazendo deixando de aplicar a insulina para tomar somente a água. Que seja aliada ao tratamento então.

      Excluir
  31. Pedro Alberto Martins4 de janeiro de 2014 às 09:15

    O quiabo como qualquer vegetal comestível fibroso, indiretamente tem papel adjuvante ao controle glicêmico pois impede a absorção em "curto" espaço de tempo da glicose, fazendo com que esta o seja absorvida de modo muito mais lento a tempo de parte o ser eliminada sem entrar na circulação. Obviamente que o caso não se trata de retirada do tratamento medicamentoso (Insulinas - hipoglicemiantes), nem aventado o foi quando explicado, interessante observar a reação imediata dos laboratórios por seus pagos formadores de opinião? a rejeitar de pronto qualquer coisa que diminua potencialmente seus LUCROS com a desgraça alheia, afinal é uma cadeia que lucra Laboratórios, Médicos, Hospitais...., interessante observar que sempre estão "em estudos" novas terapias, de há anos nunca conclusivas, enquanto o o homem foi à lua em 1969 e espalha naves pelos quadrantes do sistema solar? algo está errado ou não? imagine-se uma terapia CIENTÍFICA que eliminasse alguma enfermidade notadamente as crônicas (diabetes, lúpus..) o que aconteceria com os laboratórios de insumos ao controle da glicemia????? É notório que o homem ligado a pesquisa, a maioria, divorciado, a princípio do LUCRO, trabalha em Universidades Públicas sem investimentos, por que será? à pesquisa e obviamente que já se tem a "cura" ao diabetes e muitas doenças. Ao diabetes lembro que não só por meio da biologia mas da "nanotecnologia", a obviedade ululante já o teríamos aparelhos microscópicos a controlar a glicemia e aplicar a dose exata de insulina demandada. Pelo amor der Deus???????? digo a quem defende vorazmente o LUCRO com a desgraça humana pelo amor do cidadão do enxofre?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro bom dia!

      Cada qual tem um ponto de vista diferente é importante respeitar todas as opiniões.

      O trabalho desse blog é voluntário e nossa missão é informar com qualidade, não recebendo nada por isso, apenas fazendo por amor a causa diabetes.

      Abraços

      Excluir
  32. Oi pessoal. Tenho DM1. Acredito ser necessário desmistificar alguns pontos sobre essa discussão (além de tudo que já foi explicado com muito mérito aqui neste blog).

    Em nenhum momento, no programa do Luciano Huck, o apresentador, os estudantes ou os convidados (que avaliaram a INVENÇÃO), incluindo um médico da SBD do Rio de Janeiro (se não me engano) afirmaram que pode-se abandonar as aplicações de insulina e os medicamentos necessários ao tratamento e controle do diabetes.

    PORÉM:

    Alguns posts no Facebook, cujos autores desconhecem a doença COMPLETAMENTE e que não tem responsabilidade civil e moral alguma, ou ainda, comprometimento com o bem-estar do ser humano, descrevem que o QUIABO é a CURA DO DIABETES e que as pessoas podem deixar de utilizar a insulina e medicações. Esses posts atingiram e ainda impactam milhões de pessoas.

    Tomar a água não irá fazer o diabetes SUMIR, como diz o texto e quem é insulino-dependente terá que continuar com a insulina. Quem acha (e é pouco inteligente o suficiente para acreditar nisso) que tomar a água do quiabo irá resolver o diabetes como um todo, não tem a menor ideia sobre sua CONDIÇÃO DE SAÚDE ou de seus filhos e parentes com diabetes.

    O quiabo, a canela, espinafre, etc, AUXILIAM no tratamento. Não são o TRATAMENTO. Eu respeito a religião, a fé de todos, porém ACREDITAR em algo que é empírico, não científico, que toda a classe médica desaprova e que não trouxe resultado comprovado como a cura do diabetes é ESTÚPIDO!

    Na minha opinião, esses posts que circulam pelo Facebook e que têm um alcance muito grande (pela simples falta de conhecimento da doença e pela completa ignorância das pessoas), assim como alguns ANÔNIMOS (lê-se covardes) que deixaram suas OPINIÕES aqui e que fomentam essa informação ERRONEMANTE, são CRIMINOSOS, pois as pessoas que seguem essa informação podem MORRER. Antes de dizer qualquer coisa aqui neste blog, ou em qualquer discussão sobre este tema, informem-se mais sobre O QUE É O DIABETES (buscando o que chamamos de "Educação em Diabetes"), participem dos grupos sobre diabetes, curta perfis confiáveis, aprenda mais e PRINCIPALMENTE, converse com o MÉDICO.

    Todos os dias, MÉDICOS e PROFISSIONAIS DE SAÚDE, nos informam sobre a importância do tratamento, que a insulina é vital para o DM1 e ainda tem quem diga que o quiabo vai dar cabo do Diabetes cortando as pontas e dormindo na água?

    Apesar da posição da comunidade médica, das pessoas com diabetes que conhecem a doença como ninguém (que é o caso da autora deste blog), ninguém aqui está dizendo que você não pode utilizar a água do quiabo como COMPLEMENTO AO TRATAMENTO. Se você desejar, pode utilizar por sua conta e risco, ou seja, em resumo, a discussão aqui é sobre o abandono do tratamento em si (parar com as insulinas, com as medicações, deixar de ir ao seu médico, com os exercícios físicos, com alimentação equilibrada, etc). E além disso, se você desejar pode seguir essas BESTEIRAS que pessoas sem escrúpulos publicam por ai apenas para ganharem seguidores nas redes sociais. Não gosto de ser grosseiro, mas PARE DE SER ESTÚPIDO.

    E a propósito, esse papo sobre a INDÚSTRIA FARMACÊUTICA é conversinha pra BOI DORMIR. Quem acredita nisso e ainda expõe essa visão aqui deveria ter vergonha de sua inteligência. Aos camaradas que escrevem essa tolice, por favor, vcs não precisam fazer um curso sobre "COMO SER JEDI EM DIABETES", mas precisam se INFORMAR (muito) e melhor (inclusive sobre a VIDA, pois, parece-me que vocês não tem a menor condição de serem formadores de opinião. Assim, faça um favor à humanidade, não deixe a sua.

    Se mesmo assim, vc, que tem DIABETES, continuar a acreditar nessa baboseira, SINTO MUITO, vc irá tomar um drink com o capeta (quem sabe pinga com quiabo).

    Sílvia, por favor, desculpe-me em publicar este comentário. Vc já me conhece um tekinho e sabe que minha posição sobre o DIABETES é outra. Mas lendo essas baboseiras que as pessoas estão escrevendo aqui, poutz, dá vontade de parar de acreditar na inteligência do ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se há algo que me deixa bestificada
      é ler coisas de "donos da verdade"...
      Para eles, todos são ignorantes, de inteligência duvidosa...
      Mas, depois de uma expressão "drink com o capeta",
      depois diz: "dá vontade de parar de acreditar na inteligência do ser humano".
      E você, o que é? Alienígena, por certo... e um grosseirão!

      Excluir
  33. caraca e sô tentar que mau vai fazer a você quem sofre e sô o quiabo que e cortado e sô continuar com o tratamento junto com o quiabimho kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel já falou com seu médico sobre esse assunto? Tem a opinião dele?

      Excluir
  34. Tenho diabetes tipo 2 diagnosticada há 4anos, decorrente de obesidade e herança genetica. Mesmo tomando a medicação, minha glicemia em jejum sempes esteve entre 110mg e 126mg e a pos prandial em 140mg a 168mg. Comecei a tomar a água do quiabo junto com a medicação e depois de três dias os índices baixaram para 105mg e 128mg respectivamente e minha visao que estava começando a ficar turva, está mais nitida. Meu filho é médico e ficou muito surpreso com o resultado, mas continua me conselhando a continuar a medicação e acompanhando meus índices.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo não pare com sua medicação, nos conte mais sobre os seus resultados.
      Qual a especialidade médica de seu filho?

      Excluir
  35. Esse Sr. copiou o texto do Dr. Dráuzio e tá pagando de entendido - que formação tem o "PEDRO"?
    Mas nem se quer deve receber nada dos laboratórios de remédios para diabetes.

    Quer parecer mano?

    ResponderExcluir
  36. Olá, alguém sabe me dizer se pode tomar a noite ou no decorrer do dia ao invéz em jejum? Rosane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosane, bom dia!
      Converse com seu médico a respeito disso.
      Abraços

      Excluir
  37. Aonde tem um embasamento cientifico sobre esta matéria? Se alguem sabe ?Pode me informar?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Temos o posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes neste link:

      http://www.diabetes.org.br/component/content/article/188-slideshow-home/2399-quiabo-e-diabetes-posicionamento-da-sociedade-brasileira-de-diabete#.UsWuC5yrotI.facebook

      E aqui o Dr. Drauzio Varella também fala no assunto

      http://drauziovarella.com.br/diabetes/agua-com-quiabo-nao-cura-diabetes/

      Não conheço embasamento científico. Espero ter respondido sua pergunta.

      Abraços

      Excluir
  38. Minha querida Silvia, vc poderia argumenta sobre o seu cuidado com asa pessoas que poderão deixar de usar( ou deixaram de usar) o médicamento em pró da experiência, mas acho que você parece tendencioso quando em nehum momento das suas respostas existe alguma citação com relação ao lucro que é obtido com manuntenção da doença e até quando você parece irritada em nenhum momento você abre um comentário sobre essa possibilidade, por isso algumas pessoas tem a impressão que você está defendendo as industrias famacéuticas(Severino dos Santos Borges, .

    ResponderExcluir
  39. everino bom dia!

    É claro que existe lucro nas indústrias farmacêuticas isso é inegável, não me delongo nesse assunto pq não cabe a mim discutir isso na página do blog, a função desse blog é trazer informações de qualidade essa é minha perspectiva aqui. Poder mudar algo na vida de quem precisa. Não vejo onde esse assunto de lucros das indústrias possa ser útil.
    De vdd meu trabalho aqui é voluntário, o blog é meu, faço por amor. E minha consciência está tranquila. Então sinto muito se alguém pense o contrário. Mas não perco tempo com coisas que para mim não são importantes.

    Tem um post aqui que acredito seria interessante vc ler, ai vai entender pq não fico me explicando.

    http://joaopedroeodiabetes.blogspot.com.br/2012/11/cura-do-diabetes-utopia-sera-mesmo.html

    Um abraço e boa sorte na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  40. Quem assistir cuidadosamente os vídeos e ler as entrevistas dos estudantes que fizeram experimentos sobre os efeitos da água do quiabo AUXILIANDO o controle da glicemia, vai verificar que ficou bem claro que os estudantes que ganharam o prêmio repetiram Várias Vezes , que a água do quiabo NÃO substitui NENHUM medicamento para diabetes e os mesmos estudantes que ganharam MERECIDAMENTE o prêmio por essa sensacional descoberta também deixaram bem claro que NENHUM paciente pode e NEM deve parar nenhum medicamrnto prescrito pelo medico , mas os mesmos estudantes repetiram que os diabéticos devem seguir TODAS as recomendações e prescrições de seus respectivos médicos. Os referidos estudantes que descobriram essas propriedades do quiabo, disseram CLARAMENTE QUE A ÁGUA DO QUIABO FUNCIONARIA APENAS COMO UM ALIMENTO AUXILIAR NO TRATAMENTO APENAS UM SUPLEMENTO ALIMENTAR , MAS NUNCA COMO SUBSTITUTO DE NENHUAM MEDICAÇÃO PARA DIABETES.
    Para que se faça justiça à esses dedicados estudantes , médicos e leitores e pacientes poderiam assistir cuidadosamente os videos e entrevistas desses estudantes , que foram bem ÉTICOS ao falar que a água do quiabo NÃO cura o diabetes , mas que pode funcionar APENAS COMO UM AUXILIAR , MAS NUNCA COMO UM SUBSTITUTO DE NENHUM MEDICAMENTO. 
    Porém a água do quiabo parece realmente AUXILIA a reduzir a glicemia , o que OBRIGA os pacientes que usam INSULINA, a fazerem algumas dosagens diárias da glicemia, para verificarem se água do quiabo associada à insulina reduziu de forma drástica a glicose sanguínea , o que pode levar a hipoglicemias importantes, sendo necessário , nestes casos, sob estrita supervisão e recomendação do médico do paciente, o reajuste das doses de insulina e das dosss de hipoglicemiantes orais.
    Se for usar a água do quiabo como suplemento alimentar é obrigatório dosar a glicose sanguínea para evitare controlar hipoglicemias (glicose sanguínea em valores inferiores ou abaixo de 70mg/dl de glicose).Consulte seu médico.
     Uma dica " não cientifica" para tornar a água do quiabo mais "palatável" :
    minha tia coloca em em um copo de 300 mililitros , 100 mililitros da água do quiabo e 200 mililitros de suco de fruta da preferencia dela ,com adocante.Consulte seu médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos boa noite!
      É isso ai, o importante é não deixar de seguir o tratamento e sempre com orientação médica!
      Abraços

      Excluir
  41. Esse negócio de colocar o quiabo cortado na água durante a noite e tomar a água cheia de
    baba em jejum pela manhã para melhorar a glicemia é muito antigo. Alguém teve a idéia de levar isso para a tv. Já faz algum tempo que isso vem rolando pela internet e circulando pelos e-mails.
    Agora é preciso pesquisar bem como se faz, testar com cuidado, não exagerar e não abandonar os medicamentos ou as doses dos mesmos sem uma consulta ao médico.
    Os vários tipos de Sucos Verdes já estão exaustivamente testados e aprovados, uma verdadeira febre, totdo mundo correndo para os hortifrut e para as feiras. Mas tem que ter um enorme cuidado desinfetar muito bem tudo, o máximo possível de higienização pois caso contrário vira um baita problemão e nesse caso então é preferível usar os comprimidos da indústria farmaceutica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que falar com o médico antes, continuar com o tratamento e claro higienizar ao máximo.

      Excluir
  42. Caramba! que troca de"elogios",pessoal opiniões são diversificadas,ninguém é o dono da verdade!é simples todo mundo é livre para experimentar a água com o quiabo,e cada organismo reage de um jeito,acho válido usar o quiabo como um tratamento preventivo e não como corretivo,e como auxiliar no tratamento contra diabetes,é tão simples e não precisa virar uma panaceia,no meu caso tenho histórico familiar de problemas relacionados a diabetes,então comecei a fazer o uso como preventivo e vou medir sempre para ver se surti efeito e se surtir continuo,realmente a indústria farmacêutica é cruel,exploram as pessoas demais,para mim a alimentação saudável previne muita doença,e remédios nunca curam só amenizam os efeitos e controlam a doença pois para a indústria a cura não dá lucros,os médicos são convidados frequentemente pela indústria para participar de grandes eventos,festas e banquetes e ensinado em palestras a induzir as pessoas que certas doenças não tem cura e o doente terá que usar o remédio pro resto da vida! isso é um absurdo! a cura de muitas doenças já existe mas não há o menor interesse pois se as pessoas ficarem curadas,muitos laboratórios falirão,esse é o sistema capitalista que visa o lucro acima de tudo,e infelizmente somos escravos dele!Paz à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Carlos a alimentação saudável é a melhor coisa pra saúde, no caso do diabetes tipo 1 aliado ao tratamento com insulina e exercícios físicos é o melhor.
      Paz!

      Excluir
  43. Ninguém está dizendo pra substituir o quiabo pela insulina ou medicação indicada pelo médico. Esta como muitas outras é mais uma alternativa para diminuir a taxa de glicose no sangue.
    Tomo chá de Carqueja diariamente(sem me descuidar do remédio ) e minha glicose caiu de 286 para 92 em 40 dias,

    ResponderExcluir
  44. Gente que é isso por favor ? As pessoas se importam tanto com as industrias , mas esquecem que maioria dos produtos utilizados diariamente são diretamente das industrias e em relação aos impostos , se caso o Brasil é um pais totalmente corrupto na politica e o nosso salario vai todo para o bolso deles , a culpa é de vocês pois se eles estão lá nos representando quem colocou foi a sociedade .

    ResponderExcluir
  45. Com água de quiabo ou sem quanta mais informação melhore com acompanhamento médico

    ResponderExcluir
  46. Meu Deus! Quanta polêmica a água do quiabo está gerando! Não só a indústria da diabetes, mas de várias doenças inventadas pelos próprios "profissionais de saúde" lucram em cima de pessoas sem conhecimento, que não buscam informação e não tem mente aberta para receber essas informações. A diabetes entra em uma pessoa através da alimentação, e é através da alimentação que ela sai. Realmente somente água de quiabo não vai curar ninguém, mas uma dieta anti-diabetes sim, pois o problema não está no açúcar.

    ResponderExcluir
  47. Eu fui diagnosticada com diabetes tipo 1 há cinco anos, sou insulino dependente. Sei a importância do uso continuou de insulina para mim. Eu nunca substituiria meu tratamento convencional pela água de quiabo. Eu apenas a tenho como complemento do meu tratamento. Mas me questiono sobre a falta de interesse pela continuidade das pesquisas em busca da cura para a diabetes, pois além do governo não investir nisso, há o interesse das indústrias farmaceuticas, que está claro que não é cura.A pesquisa da célula tronco por exemplo poucas pessoas tem acesso a participar. SÓ QUEM É DIABÉTICO CONHECE O SOFRIMENTO DE TER QUE SER FURADO TODOS OS DIAS E DA TORTURANTE DIETA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá concordo com as palavras de Márcia,minha filha de 11 anos faz uso de insulinas diariamente e realmente dói muito para mim que a auxilio todos os dias em ver o seu sofrimento,as dores o choro as agulhas as vezes sangra.É muito triste e doloroso essa condição de vida,eu creio em um DEUS que pode sim curá-la,ouvimos muito falar sobre já existir a cura pela medicina,eu apelo para se isso for verdade que as pessoas que estão frente a isso, médicos,industria farmaceutica,política, que parem para pensar no sofrimento de tantas pessoas que sonham em um dia poder acordar e se verem livres de agulhas dolorosas,choro,dor,restrição a quase tudo,sem se preocupar em dormir e talvez não acordarem por coma de hipoglicemia e dizer "acabou o meu sofrimento estou curado"por favor reflitam nisso.

      Excluir
  48. Não usei o quiabo porque não conhecia sobre suas propriedades, mas realizei em minha filha um tratamento com alimentos vivos (crus) baseado num livro e mais outros detalhes, e simplesmente joguei fora o cardápio que foi proposto à ela no Hospital em que foi diagnosticado o diabetes tipo 1. Em um mês de tratamento rígido e hiper saudável, sem leite, arroz branco, etc, junto com a fé e a vontade de reverter o quadro, minha filha ficou curada! De 5 aplicações ao dia de insulinas, agora, ela não toma nenhuma...ainda continuo medindo o HGT dela frequentemente e só existem melhoras, mas é simplesmente um conjunto de fatores, o maior deles, mais do que remédio, é a dieta e todos os fatores que contribuem para a regeneração do órgão (do pancreas) e não contrário, que faz o pancreas morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, qto tempo de diabetes tem sua filha?
      Será que ela ainda não está na fase lua de mel?

      Excluir
    2. Oi Silvia não sei te dizer sobre a fase de lua de mel, mas a melhora coincidiu com o término do tratamento de 21 dias pela alimentação viva (livro do dr. Gabriel Cousens) - e ingestão de produtos de homeopatia e o chá um "supervit" diariamente (como estimulante do pâncreas). Como eu disse, é uma serie de fatores que deve ter atenção constante, porque noto que existem variações do nível de glicose dela de acordo com o alimento que ela come, é como se ela tivesse passado da diabetes tipo 1 para a tipo 2, também sei que a quantidade de insulina que ela está produzindo não chegou no patamar ideal "ainda". Também vi estudos sobre a medicina genômica do dr. Jea, que explica que temos de atacar a raiz do problema (no caso minha filha teve problemas de infecção urinárias e fez uso de muitos antibióticos - e isso teve de ser tratado, bem como outros fatores que no livro explica...sei que é muito complexo, mas acho que não custa nada tentar todos os meios possíveis, mesmo que fuja dos tradicionais. Mas a luta é diária, e não é facil, apesar da melhora, estamos atacando de todos os lados...essa dieta do "tree of Life" por exemplo, deve ser seguida sempre, não tão rigorosa como a dos 21 dias iniciais, mas parcialmente, com a ingestão de alimentos crus em todas as refeições...é uma mudança drástica no estilo de vida!

      Excluir
    3. o livro que mencionei é baseado nesse filme
      https://www.youtube.com/watch?v=vnemrfxgP0o

      Excluir
    4. o chá que mencionei é este

      http://www.supervit.com.br/chasupervit?gclid=CjwKEAjwwN-rBRD-oMzT6aO_wGwSJABwEIkJmFZseHqSf-ssT0V2_M2JgUElgKZyf5BdYyY2n7F2CxoCnsrw_wcB

      e o livro é este:

      http://livraria.folha.com.br/livros/saude/cura-diabetes-alimentacao-viva-gabriel-cousens-1167360.html?tracking_number=773&gclid=Cj0KEQjwhuqrBRCFuPz4ipOx5JIBEiQAZJ7F-jlGbRRIwEbwsxKD5xQ1ii1-66ikuDz07ZiAlcw-HkMaAgEG8P8HAQ

      Excluir
    5. É bem diferente do tratamento convencional, vou dar uma espiada.
      Quanto tempo de diabetes tem sua filha?

      Excluir
    6. Hoje completaram 40 dias. E o tratamento foi iniciado com 10 dias de diagnóstico (que foi o tempo de eu fazer zilhões de pesquisas, comprar o "kit" de coisas (livro e chá) e esperar chegar pelo correio, e então fazer a compra dos alimentos e estruturar a nova dieta "parcialmente" vegana).
      Imagino que alguns possam associar essa melhora com a tal lua de mel, mas eu sinceramente acredito que não, sabe porque? Porque eu sei de todo o processo rigoroso que passamos para conquistar essa melhora!
      Gostaria muito de compartilhar a dieta e os detalhes do que fizemos! Acho até que sinto necessidade de dizer isso! Comecei escrevendo aqui dia a dia como foi, desde o hospital até os dias de hoje e percebi que estava um comentário muito enorme.
      Posso até mandar por email (caso haja interesse de alguém), mas me disponho assim que possível publicar tudo em uma página certinho e então compartilhar o endereço do link.

      Excluir
    7. Livia eu acredito sim que o fenômeno lua de mel tb tem influência aí juntamente com a dieta promoveram esse resultado.

      Quero saber mais detalhes da história de vcs, pode me enviar um email contando?

      Anote aí por favor joaopedroeodiabetes@gmail.com

      Obrigada, abraços!

      Excluir
    8. Pois é Silvia, mas ainda assim, se já é fato esse fenômeno da lua de mel ocorrer com todo mundo, porque não pode ser um período melhor aproveitado como uma injeção de ânimo no organismo, sei lá, aproveitar ao máximo ingerindo alimentos super saudáveis pra ver se o organismo reage ainda mais...digo isso porque não sei se pode ocorrer mais vezes com uma mesma pessoa, pode?
      Já aconteceu com vocês? O que seu médico receitou fazer nesse período?

      Quanto a história preciso de um tempinho pra concluir porque é longa, rsrs...na verdade não terminou né, mas te mando sim!
      Abraços!

      Excluir
    9. Oi Lívia!

      O tratamento do diabetes é individual sempre falo isso, as vezes o que da certo com um organismo não funciona com o outro, mas uma coisa é certa a alimentação saudável faz bem pra qualquer indivíduo.

      Qdo o João foi diagnosticado com dm1 entramos com as injeções de insulina uma vez ao dia, foi passado atividades físicas e alimentação saudável. Ai conforme foi passando o tempo entramos com a insulina rápida pra cobrir as refeições, o período da lua de mel varia pra cada um, por isso mais uma vez falo que o tratamento é individual.

      Quanto a história da Lívia é um acontecer diário rsrs, sempre teremos coisas pra contar, escreva no seu tempo sem presa! Obrigada.

      Beijos

      Excluir
    10. Éh, está certo!
      ...entendi!
      Beijos

      Excluir
    11. Oi Silvia, meu filho de 13 anos foi diagnosticado com diabetes tipo 1, tem 3 dias, estamos sofrendo muito é totalmente desorientados. Ele está tomando 2 tipos de insulina, a Lanthus e a Humalog (super rápida), mas ainda não conseguimos regularizar

      Excluir
    12. Olá boa tarde!
      Essa fase do diagnóstico é um susto, é uma fase de readaptação no viver, de aceitação e aprendizado.
      Pode parecer tudo complicado, mas aos poucos tudo vai entrando na rotina e a vida vai seguindo.
      Me escreva no joaopedroeodiabetes@gmail.com que podemos conversar, vcs não estão sozinhos.
      Força tudo ficará bem.
      Abraços.

      Excluir
  49. Concordo plenamente que isso é mentira. Mas a medicina não tem tido mais juizo do que quem toma cha de quiabo.Se você vai ao medico com pré diabetes e protocolo é não tratar. Que é pra você ficar diabético. Passei por uns oito médicos com pré diabetes. Ninguém receitou nada. Fiquei diabética. Agora todos vão disputar o filao. Considerando o nivel de formação de quem receita agua de quiabo e médicos, quem é pior e mais cúmplice da indústria mercenária?

    ResponderExcluir
  50. E....se quiabo é tao bom pra diabetes, não seria muito melhor comer quiabo, ao invés de só aguinha? Ninguém mais quer se alimentar saudável. Quando dizem que algum alimento é saudável é porque não é péssimmo. Isso não ajuda. É cada picareta na TV, sem história nenhuma. Quer aparecer nas só sabe fazer um refogado.....tristes figuras

    ResponderExcluir
  51. Olá pessoal sou Regina. Sou pré diabética.minha glicemia começou aumentar de 113 chegou ao 150 fiquei muito nervosa. Aí comecei a controlar minha alimentação e fazer exercícios.
    Aí entrei na Internet e comecei a pesquisar quando me falaram da água do quiabo. Realmente funciona de 150 abaixou pra 93. Fiquei muito feliz agora tomo sempre contínuo com meus exercícios e controlo minha alimentação

    ResponderExcluir
  52. Olá, sou Isabella muffile de Barcelona, ​​Espanha, estou dando um testemunho sobre o Dr. Wise, o grande Herbalista, ele tem a cura para todos os tipos de doenças, ele curou meu vírus de ervas / AIDS do HIV de 5 anos, apesar de eu ter passado por sites diferentes Eu vi testemunhos diferentes sobre diferentes lançadores de feitiços e fitoterapeutas, fiquei tipo: “Muitas pessoas têm a cura do HIV por que as pessoas ainda sofrem com isso?” Pensei nisso, então entrei em contato com o Dr. Wise por e-mail (drwisehivhealinghome@gmail.com ou imo, não acreditei muito nele, só queria lhe dar um Trier, ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim e também me pede para fazer um pagamento pelo medicamento, ele o preparou (CURE) e o enviou a mim por um serviço de Courier, tomei o medicamento conforme prescrito por ele e fiz o check-up duas semanas após o término do medicamento, Fui testado como HIV negativo, se você é HIV positivo ou qualquer outra doença terminal, incluindo câncer e herpes, não perca mais tempo Entre em contato com ele por: drwisehivhealinghome@gmail.com, imo ou + 2349063191711
    GARANTIO QUE VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO DAR TESTEMUNHO SOBRE ESTE GRANDE CURADOR QUANDO VOCÊ O CONTACIONAR.
    Você pode me adicionar no facebook: isabella muffile

    ResponderExcluir