.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bomba de Insulina - sim ou não?

A bomba de insulina hoje é a terapia recomendada pelo médico ao João Pedro. Ultimamente ouvimos falar muito nela, ainda existem muitos mitos sobre isso.. Para nós foi a melhor terapia adotada até hoje, não tenho como não falar bem dessa experiência.

Mas.. uma pergunta a  bomba de insulina é para todos? Resposta: não é para todos! Existem pessoas que não se adaptam por vários fatores. Para outro tanto de pessoas deu super certo!

Esse artigo da Sociedade Brasileira de Diabetes é interessante: Bomba de Infusão de Insulina - quem pode usar? E aqui tem um teste bem legal: Você está preparado para o SIC?

No Brasil temos duas marcas liberadas pela ANVISA a Roche e a Medtronic, cada qual com suas peculiaridades, na dúvida em qual marcar testar a minha dica é: faça o test drive com as duas e junto com seu médico decida qual a melhor pro seu estilo de vida.

Os telefones para tirar dúvidas e agendar o teste são esses:
Accu-check (Roche) Brasil: 0800 77 20 126 e
Medtronic Brasil: 0800 77 39 200.

O objetivo deste post é esclarecer um pouco sobre a bomba de insulina e para tal contei com a colaboração de algumas pessoas queridas,  ficou longo, mas vale ler até o final! 


Yara Resende Rocha - mãe da Laura / França


A Laura tem 5 anos, diabetes há 2 anos e meio.

Começamos com insulina na seringa, depois nas canetas. Até que, com o controle não adequado do diabetes e um pouco de insistência, colocamos a bomba.

Confesso que fiquei bastante estressada nos primeiros dias. Hoje em dia, não me estressa em nada, porque a parte técnica a gente acaba dominando rápido o que precisa saber.

Pensando objetivamente, como mãe e médica, o que eu acho da bomba: que é muito mais fisiológico na possibilidade de "imitar" o pâncreas. Precisa de mais conhecimento pra administrar, mais atenção. Acho que o grande inconveniente é o risco de desenvolver rapidamente uma cetose, no caso de problema com o cateter, mas isso é contornado com essa atenção a mais. Atenção essa que nos permite de desfrutar da grande vantagem, que é de não ter que picar a criança a cada refeição e poder adaptar com mais facilidade a quantidade de alimento ingerida e a dose de insulina que essa quantidade requer. Essa é a teoria clássica, que na pratica significa muito, na minha opinião, pois permite a criança ter uma vida muito mais próxima do normal, no quesito alimentação. O fato de ter um aparelho conectado no corpo, isso vai depender da capacidade de cada um de administrar isso psicologicamente. No nosso caso, digo à Laura que é como alguém que precisa de óculos, só que óculos é mais frequente... Não sei como ela vai viver isso no futuro, e faço tudo pra prepará-la pra encarar com a maior naturalidade possível. Por enquanto é assim, e funciona.

Laura, o que ela acha...

Não posso dizer que eu saiba exatamente o que ela acha. Na verdade, é como se a bomba não existisse, que fosse só mais uma coisa a gerenciar no dia-a-dia, uma coisa normal. No começo, ela chegou a falar que queria voltar pra caneta, sem que ficasse claro por que. Acho até que é porque incomodava, antes, quando alguém perguntava o que era. Agora, simplesmente respondemos: é uma bomba de insulina. Claro que ela não gosta de trocar o cateter, principalmente porque ela não gosta de usar o adesivo anestésico. Mas tem trocado sem problemas. Só enrola um pouqiinho... Mas agora ela fala claramente que prefere a bomba, acho que porque ela sentiu uma liberdade maior, mais acesso às "comidas proibidas".

Hoje em dia eu acho estranho falar de "comidas proibidas". Isso pra mim não existe mais. O que fica é o mesmo conceito pra todo mundo, de saber equilibrar a alimentação, saber fazer as exceções. Essas escolhas estão muito mais ligadas, na minha opinião, a uma higiene de vida melhor, independente do diabetes. O resto é uma questão de estilo de vida.

Honestamente, a bomba não é o milagre que certas pessoas imaginam. As dificuldades com hipos e hipers persistem. A forma de administrar essas dificuldades é diferente, e essa, acho mais fácil. Tratar uma hipo, por exemplo, podendo parar a bomba e saber que não há quase mais nenhuma insulina no corpo, é muito mais seguro do que tratar uma hipo pouco apos a administração da insulina lenta.

A minha conclusão é que, conhecendo bem a gestão da bomba, dados nutricionais e sendo mais rigoroso na monitorização da glicemia, a gente ganha uma liberdade muito grande com a bomba. Ainda que algumas pessoas se sintam, ao contrario, "presas", porque tem essa "coisa" conectada.

A cada um de fazer sua escolha. Com o médico que confia, claro!


Fernanda Carrasco Bela Brizzi - mãe do Enzo / Paraná


Será que a bomba é a melhor opção para nós? Será que o Enzo está adaptado com a bomba? Será que ele continua espoleta? :) SIMMM!!!



A bomba de insulina não limitou o Enzo em nada!

Clique nos links abaixo e veja dois vídeos do Enzo brincando super feliz com a bomba!

http://www.youtube.com/watch?v=3EnqMyBmJzM

http://www.youtube.com/watch?v=nyib4WVOMAM


Ana Beatriz Linardi - mãe da Alice / Campinas

Alice com 5 anos quando colocou a bomba

Alice hoje com 10 anos, a bomba é a mesma!

Logo que a minha filha foi diagnosticada com diabetes tipo 1, obtive ainda no hospital, enquanto ela estava internada, a informação de que haviam outros tratamentos possíveis, além da terrível seringa que ela havia acabado de conhecer e de detestar. Então com 5 anos de idade, Alice, como a maioria das crianças, não adorou ter que tomar injeções diárias de insulina. Recebemos, depois de alguns dias, uma educadora da Nov Nordisk que, acompanhada da endocrinologista, nos apresentou as canetas e a combinação das insulinas de longa e rápida duração. Saímos do hospital já com as canetas e iniciando a contagem de carboidratos.

Mas ainda no impacto da responsabilidade pela saúde da minha filha, sem ter conhecimentos prévios, nem tampouco com a cabeça direcionada para a área de saúde (somos todos da área de artes na família), resolvi estudar a fundo o assunto e me tornar, pretensamente, (as mães me entenderão), a maior especialista possível em diabetes. Mera pretensão de uma mãe assustada, porém, foi nesse processo de pesquisa e em conversas com a endocrinologista, que tomei conhecimento da bomba de insulina.

A bomba é o tratamento que mais se aproxima do comportamento natural do pâncreas e, sendo adepta das novas tecnologias, me interessei prontamente pelo assunto, obviamente, endossada pela médica responsável.

Assisti a uma apresentação da bomba feita pela Medtronic e decidi aderir ao tratamento.

Alice já estava bem adaptada às diversas “canetadas” diárias. Aliás, ela mesma aplicava a insulina, apesar de ainda estar com 5 anos. Eu tive um problema na escola e comecei uma jornada de desenvolvimento de autonomia da Alice em relação ao diabetes. A escola se recusava a ajudar e, em consequência do descaso e do preconceito sofrido, eu queria que minha filha não dependesse de ninguém, e que pudéssemos, em conjunto, dar conta do recado.

Pensando nisso, somado à sensibilidade da Alice pela insulina, gerando uma variação das glicemias enorme ao longo do dia, resolvemos partir para a bomba.

Lembro que, quando voltamos do hospital, pós diagnóstico, a Alice me perguntou direta e reta: “eu vou ter que tomar insulina para sempre?”. Respondi para ela o seguinte: você vai ter que tomar até que surja uma cura, que ainda não existe. O que vai mudar, é o modo como você vai tomar a insulina e nós sempre procuraremos ver qual é o melhor modo para isso.” Quando fomos fazer o teste drive da bomba, eu já havia contado a ela sobre a bomba e já havia explicado que iríamos fazer uma adaptação, para partir para esse novo modo de tratamento.

Assim foi, A Alice venceu o medo do aplicador de cateter e rapidamente se adaptou à bomba.

Como tudo sempre foi feito junto com ela, ela rapidamente entendeu o funcionamento e passou a operar a bomba ela mesma, com a minha supervisão.

Isso nos tranquilizou porque, na escola, era uma questão dela me ligar e comunicar o que havia comido, e eu já fazia os cálculos dos carboidratos. Bastava informar a bomba a quantidade de carboidrato e pronto, insulina garantida.

Com o tempo, a Alice foi desenvolvendo uma facilidade em calcular ela mesma a quantidade de carboidratos. Ela hoje, é capaz de fazer esse cálculo praticamente a olho. Olha no prato e diz: aqui tem 50 g cho e sempre acerta.

Ela também aprendeu a programar as basais e pilota a bomba com tranquilidade. Isso deu ainda mais autonomia para ela.

A bomba já passou por testes incríveis. Em sendo usada por uma criança a partir dos 5 anos, caiu no chão, caiu na piscina, entrou no chuveiro, desceu por um tobogã sozinha, enfim, e até hoje sobrevive, apenas com um risco profundo no visor.

Às vezes me perguntam se ela não fica incomodada por ter um aparelho conectado a ela 24 h por dia. Não, ela está absolutamente bem adaptada, a presença da bomba já é parte dela. Já vi ela dormindo, ajeitando a bomba da mesma forma que fazemos com as cobertas ou com a roupa de dormir.

Em nada até hoje ela foi privada ou prejudicada por usar a bomba.

O que a irrita às vezes são as repetidas perguntas do tipo: isso é para ouvir música? Por que você usa isso? Você é um robô? Sem isso você morre?

Mas mesmo isso ela tira de letra e, ultimamente tem arrumado respostas bastante criativas. “Sim, sou uma android”, “eu sou um ipod humano”, etc.


Babou Bertin - mãe da Louisa / França


A Louisa tem diabetes desde os 5 anos de idade, quando começou o tratamento com injeções. 

Dois anos depois a bomba de insulina mudou a vida dela!. Ela sempre quis fazer tudo sozinha, aprender, conhecer e gerenciar esta “coisa” que é instalada no corpo dela. 

Ela pergunta uma série de coisas e às vezes fica semanas falando só nisso!. A diabetes é parte da vida dela... hoje com 9 anos de idade ela é uma garotinha feliz, responsável, que conhece muito bem o que deve ou não comer. O flamengo, cavalos...isso é a vida dela. Isto é, a diabetes , “não é uma coisa tão ruim ”, segundo ela, mas as vezes ela pode fazer uma birra danada só para picar os dedos pras glicemias!

A bomba da Louisa é a Anima da Johnson (não é vendida no Brasil), o diferencial é a prova d'água!



Silvia Bontempo / São Caetano do Sul


Resolvi usar a bomba quando depois de muitas, tive uma hipo muito severa... até então não me lembrava do que acontecia quando eu fazia hipo, coloquei minha vida e de meus filhos em risco por várias vezes, nesta última vez, fiquei totalmente lúcida e achei que não conseguiria sobreviver àquela situação. 

Foi aí que procurei ajuda, e então meu endocrino recomendou a bomba da Medtronic, eu uso um sensor que é parte da bomba, ele mede a glicose de 5 em 5 minutos, e informa a bomba via bluetooth, a bomba por sua vez, com alerta sonoro, informa se a glicemia está fora do esperado, acima ou abaixo do programado. 

Hoje já tem uma bomba que suspende o basal caso a glicemia esteja abaixo do esperado, evitando assim as hipos. Eu não faço mais hipos, como antes. Faço poucas correções, com o basal e correções apenas para alimentações, sem informar a glicemia, para mim é o suficiente. 

Evito correções depois do jantar, assim evito hipo. Fiquei mais ágil, bem humorada, disposta e menos irritada... 


Espero ter desmistificado a bomba de insulina, a ideia era essa! Meninas que participaram muito obrigada, vocês são 10!

5 comentários:

  1. Amiga 10 é vc.....te amo do fundo do meu coração!!!!!e torço sempre pelo sucesso de todas nós....mães que lutam avidamente pela saúde desses pequenos guerreirinhos
    Bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Sílvia! Muito esclarecedor. A Júlia nunca aceitou a ideia de usar a bomba, mas, agora querendo ou não ela vai usar. As hiper's estão frequentes e ela anda indisciplinada, adolescência, aff!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Eu só gostaria de saber mais sobre a aplicação/instalação da bomba, gostei dessa ultima aí, que mede sozinha a glicemia, parece bem mais seguro, tenho muita dificuldade em fazer a contagem de carboidratos, não consigo imaginar quanto tem em cada alimento, mesmo pq as porções não são pesadas, é tudo tão complicado que dá desanimo, vontade de nem comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigada!
      André fale com seu médico e faça um teste drive com a bomba, sobre a contagem de carboidratos existe uma tabela pra te auxiliar no começo, depois só de olhar vc já tem ideia das quantidades. Veja a opinião de seu médico!!!

      Excluir
    2. Olá André, obrigada!
      André fale com seu médico e faça um teste drive com a bomba, sobre a contagem de carboidratos existe uma tabela pra te auxiliar no começo, depois só de olhar vc já tem ideia das quantidades. Veja a opinião de seu médico!!!

      Excluir