.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma consulta e algumas mudanças..

Pois é tô atrasada com esse post.. Na semana passada o João teve consulta com o Endocrinologista.

Exames todos dentro da normalidade, continuamos mantendo uma meta das glicadas as anteriores foram de 7,1 e agora 7,2 na verdade achei que ia dar mais! Foram feitas algumas alterações na razão insulina/carboidrato no jantar, mas no geral tudo bem.

O João apesar de estar com a glicada dentro da faixa para idade, está tendo muitas hiperglicemias e hipoglicemias, dorme com um fator bom e acorda alto, depois do lanche está com um fator legal e no final de tarde baixa, já mexemos em doses de insulinas, fator de correção, vamos ver se chegamos num acordo agora.

No último trimestre em julho o Doutor tinha conversado conosco sobre o uso da SICI, pois recomenda para o João Pedro, mas ele se mostrou resistente ainda. Mas muitas coisas aconteceram desde então e nessa consulta ele conversou novamente com o João Pedro e tudo certo, provavelmente vá usar a bomba.

Então agora novidade pela frente o meu filhote vai fazer o test drive com a SICI, já li muito sobre a bomba mas não entendo nada, vou aprender agora! O Doutor nos apresentou as duas marcas existentes no Brasil que são liberadas pela ANVISA a Meditronic e a Roche ambas são excelentes, mas no nosso caso a indicação foi pela Roche.

Estamos agora em contato para marcar o test drive parece simples mas nem tanto.. provavelmente ainda vá ser esse ano, vou relatar tudo aqui passo a passo, se tudo correr bem e tivermos mesmo a indicação do médico após o teste vamos acionar via processo administrativo ou judicial para conseguirmos pelo governo, então temos um longo caminho pela frente.

Ainda existe muita resistência por parte de alguns profissionais em indicar o tratamento com a bomba, nossa cidade tem em torno de 364.872 mil habitantes e somente dois profissionais trabalham com essa terapia aqui, existem casos em que esse tratamento é imprescindível.

Mas é só decidir usar a bomba e pronto, lógico que não! Quem decide isso é o seu médico, ele sabe o melhor tratamento para cada caso! Tem um post que a Nicole fez para a coluna Mães em Ação que explica direitinho essa dúvida, estou deixando transcrito abaixo.

Logo volto as novidades do teste.. só de pensar já me dá um friozinho na barriga, mas vou um passo de cada vez.

"Também quero usar a bomba de insulina!! O que tenho que fazer???

Calma, muita calma. Não é bem assim. Não é tipo a roupa da moda ou o acessório que todos estão usando que basta você querer, comprar e passar a usar.

A bomba de insulina é um tratamento como qualquer outro, que para tal, exige algumas coisas.... como por exemplo: INDICAÇÃO MÉDICA. (Minha opinião, tá gente, isso não é nada científico... são minhas observações)

1) Seu médico tem de conhecer o sistema e estar apto para prescrevê-lo aos pacientes e fazer o acompanhamento. Muitos médicos não estão, não gostam da ideia da bomba e por isso não prescrevem esse tratamento, acham sempre que não está na hora, que não é a idade certa, etc.... Você tem que descobrir se teu médico é um desses, que evita a bomba por desconhecer o sistema ou se realmente conhece você e acha que não está na hora.

2) Caso seu médico seja a favor da bomba, você tem que ver com ele se está realmente apto pra usá-la. Existem vários critérios para isso. Não basta querer. Você tem que ter tentado todos os outros métodos primeiro. Principalmente as múltiplas aplicações de ultra rápida com contagem de carboidratos. Você tem que estar disposto a prestar atenção no seu controle e anotar tudo. O começo do uso da bomba exige muita responsabilidade e vontade.

3) Sem saber a contagem de carboidratos, sem estar afiadinha com ela, tudo na ponta da língua, você pode até usar a bomba mas não vai se dar tão bem quanto poderia. São passos a serem seguidos. Como uma amiga diz (estou mudando um pouco aqui as palavras), a Bomba é uma FERRARI, se você não tem habilidade para explorar todo o seu potencial, vai usá-la como se fosse um fusca, e certamente não terá o resultado desejado. (Não era isso, né Ana. Minha memória tá péssima)... Mas enfim... é mais ou menos isso aí. Não adianta ter uma baita máquina, se você não sabe usá-la!!!

4) Se você não é disciplinado e acha que a bomba está aí pra resolver todos os seus problemas, VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO. Se você acha que com a bomba você pode se desligar um pouco das coisas porque pensa que ela faz tudo sozinha VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO. Se você pensa que com a bomba você poderá comer tudo que quiser, na hora que quiser, na quantidade que quiser, VOCÊ ESTÁ ACREDITANDO DEMAIS EM MILAGRES !!! Com a bomba, você continua medindo suas glicemias e prestando atenção no que você está comendo. A bomba não é milagrosa. Ela não vai cuidar do seu diabetes para você, ela só vai facilitar, te ajudar... se você tem disciplina, ela será uma ferramenta e tanto, se você não tem disciplina, vai continuar tendo problemas, meu amigo.

PORTANTO, toda vez que recebo um comentário perguntando como conseguir a bomba, e como conseguí-la pelo governo e tal, eu sempre pergunto para a pessoa se ela tem indicação médica. Porque esse deve ser o primeiro passo. Quem sabe o que é melhor pra você em termos de tratamento, é ele, seu médico. Não é porque todos estão testando, ou usando, que isso serve pra você...
Certo?"

6 comentários:

  1. Estou torcendo muito por vocês !!!

    Vai ser uma nova etapa, cheia de dúvidas, noites sem dormir, mas tenho certeza que valerão a pena!

    Um beijo enorme e parabéns pelo novo passo nessa caminhada

    Contem comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos contar Nicole, vc vai cansar de tanto que vou te encher de perguntas! O encontro com a Vivi na ADJ ajudou muito o João a aceitar essa terapia.
      Um beijo

      Excluir
  2. Silvia quantas vezes o João aplica a insulina rapida por dia?
    só nas principais refeições ou nos lanches tbm?
    é que eu aplico por exemplo no almoço e essa mesma que apliquei cobre o lanche das três.
    abçs. Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, bom te ver por aqui..
      O João geralmente aplica a ultrarrápida nas principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Mas dependendo do dia temos que corrigir em outras ocasiões tb, as vezes aplica até 5 x ao dia pra corrigir.
      Um beijo

      Excluir
  3. Oi Silvia dia 27 Marcela tbm foi ao endócrino...Glicada 7,9%... fiquei feliz pois foi a primeira vez que nos conseguimos abaixo de 8 em um ano de diagnóstico...sinal que estamos no caminho certo e se Deus quiser a próxima vai ser melhor ainda...agora trocamos a levemir pela lantus...vamos ver o que nos aguarda!
    Torço muito pelo João,que dê tudo certo...que vcs façam o teste e consigam a bomba!Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat! Vcs vão gostar da lantus, ela é mio chatinha no começo pra ajustar as doses, mas depois que acerta vai bem!
      Obrigada eu tb torço pra que corra tudo bem com a bomba.. vou postando aqui como vai sendo o teste!
      Um beijo e tudo de bom pra nós!

      Excluir