.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CURA DO DIABETES.. UTOPIA? SERÁ MESMO?

by Marcelo Raydo
Desde que entrei nesse mundo azul, tinha uma certeza dentro de mim o diabetes não tem cura!

Pois bem.. o tempo passa né, a gente além de ganhar mais idade amadurece um pouco.. tudo bem nem todos.. mas me incluo no primeiro grupo. Essa semana em especial está sendo de transformações na minha vida, então a gente para um pouco pra refletir certas coisas.. e estou me questionando muito sobre a cura.. até sobre escrever no blog fiquei pensando..

Numa conversa com a Sarah Rubia ela me disse que ainda sou novinha e que num grupo todos tem importância, sim ela tem razão apesar de notar meu crescimento, sei que com o tempo terei novas convicções e talvez até outra postura diante do assunto diabetes.

Falando com uma amiga sobre a doçura do diabetes.. sabemos que nosso corpo é uma máquina incrível.. dependendo do estado emocional o corpo reage de uma maneira, entre tristezas e alegrias tem o sobe e desce das glicemias. Um dia que você está bem com certeza seus controles estão melhores, agora aquele dia que está pra baixo e triste os controles consequentemente estão péssimos ou seja é um reflexo do nosso interior. Entre divagações ou não.. seria bem possível com a mudança de atitudes e postura de pensamento mudar o quadro do diabetes (fantasia será?).. mas para isso teríamos que ter uma firmeza de pensamento para a qual ainda não estamos preparados, salvo algumas raríssimas exceções.

O meu filho sempre quando eu falava que a cura não existia me rebatia com 'mas você não sabe', acredito que dentro dele exista esperança! E hoje me questiono se existe esperança então existe uma chance de cura, mas pra isso acontecer temos um longo caminho pela frente.

Somos uma minoria da população de diabéticos nesse imenso Brasil que tem acesso as informações e educação em diabetes, a maioria das pessoas estão tendo complicações, fazendo hemodiálise, amputando membros inferiores, morrendo aos montes, pelo mal controle da doença. Culpa de quem?

Sabemos que o nosso Sistema Único de Saúde é precário, uma grande parte dos médicos não estão preparados para tratar da doença, os insumos e insulinas que deveriam ser fornecidos de forma efetiva faltam em muitos lugares.Verbas são destinadas, mas no meio do caminho se 'perdem' e vemos essa triste realidade. Uma pequena mudança acontece no caso das crianças que na maioria dos casos são atendidas até os 18 anos.. depois a doença continua e no tratamento.. tem que se virar via processos administrativos ou judiciais, nem sempre são atendidos..

Falando agora sobre as indústrias farmacêuticas e os grandes laboratórios, não tenho o que negar que ambos investem na tecnologia de ponta para o controle e tratamento do diabetes. Em contrapartida visam o lucro que esse investimento proporciona, posso até ir mais longe e dizer que existe uma 'guerra não declarada' entre eles pra ver quem abocanha a maior fatia de mercado.

Continuo achando que hoje a cura ainda não é possível, mas se existe uma esperança como meu filho acredita, deveria ter mais investimentos financeiros em pesquisas pois podem aparacer resultados promissores. Talvez não aconteça por que não é interessante para eles e nem para o governo.

by Marcelo Raydo
A cada dez segundos morre uma pessoa com diabetes e a cada cinco segundos uma pessoa fica diabética. Muitas dessas pessoas morrem sem saber que eram diabéticas e as que são diagnosticadas sofrem em hospitais, por pura falta de INFORMAÇÃO!

Para mudar esse quadro nós mães, pais, familiares, diabéticos e qualquer pessoa envolvida nesse mundo azul, devemos nos unir e fazer valer o direito assegurado para o bom controle das glicemias e do tratamento da doença, consequentemente forçando a disseminação da informação. Enchendo os órgãos competentes com processos administrativos, via judicial, o que seja.. imaginem centenas, milhares, milhões de processos de uma só vez, seria uma pressão imensa para tomarem alguma atitude, utopia? Não! Deveria ser a realidade mas não é ainda, as pessoas tem vergonha ou medo de exigir seus direitos, se queremos um tratamento igual para todos e uma possível cura esse é o caminho.

Fica aqui o meu apelo, se manifestem, se unam, façam barulho, exijam seus direitos, só assim conseguiremos!

Sozinho ninguém é capaz, mas juntos podemos tudo!

Visite a página da Cura do Diabetes no Facebook.

by Sarah Rubia

5 comentários:

  1. Saudades dos tempos de que não tinha isso, e esperança aos amigos diabéticos que dão duro para comprar as insulinas melhores (glargina Humalog) e fitas que não são baratas.

    Abraço irmão te cuida e esperança.

    Diagnosticado em 2004.

    ResponderExcluir
  2. LUCIANA ROSA DOS SANTOS17 de novembro de 2012 às 17:08

    PARABENS PELO TEXTO E GOSTARIA DE SABER COMO AJUDAR JÁ QUE SOU MAE DE UMA MENINA DE 2 ANOS COM DIABETES TIPO 1 E COMPRO ATUALMENTE A LANTUS E A HUMALOG. AS FITAS E SERINGAS COM 50 UNIDADES GANHO NO HOSPITAL DA UFRJ MAS COMPRO AS SERINGAS COM 30 UNIDADES PORQUE SÃO MELHORES PARA A IDADE DELA DEVIDO A QUANTIDADE DE INSULINA. NA DEFENSORIA PUBLICA NAO SOU ACEITA POIS DIZEM QUE GANHO DEMAIS PARA ENTRAR COM UMA AÇÃO PARA GANHAR DO GOVERNO AS DUAS INSULINAS, O QUE ACHO UM ABSURDO POIS NAO TENHO DINHEIRO PARA PAGAR ADVOGADO E COMO O GOVERNO NAO FORNECE TODO MES, TEMOS QUE PAGAR ADVOGADO A VIDA INTEIRA ENTRANDO COM MILHARES DE AÇÕES... BOM É SÓ UM DESABAFO! PARABENS PELO TEXTO E PELO BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, vc viu a resposta que a Sarah te deixou abaixo?
      A Sarah é mamãe do Igor DM1 tb e mora ai pertinho de vc no Rio, o endereço do blog dela é esse
      http://eumeufilhoeodiabetes.blogspot.com.br/
      se puder passe por lá, a Sarah luta e muito pelo direito de todas as cças com diabetes, seria interessante vc conhecê-la..
      Obrigada pelas palavras, sempre que quiser pode passar por aqui, estamos aqui para isso mesmo, se vc tiver facebook pode entrar em contato com a gente por lá tb e toda ajuda é bem-vinda!
      Um beijo e tudo de bom pra sua pequena!

      Excluir
  3. Qual o hospital da UFRJ? O IPPMG?
    É isso mesmo, dependendo do valor do seu salario vc não pode usar a defensoria publica e vou além, aguarde mais um pouco, pq provavelmente vc perderá a causa, neste momento não te aconselho a entrar com o processo ja que foi rejeitada pela defensoria e ela ainda us pouca insulina.
    É meio revoltante pq eles não levam em consideração as demais despesas.
    Mas se quiser tentar, volte la com comprovante de todas as despesas necessarias, notas de supermercado (vc pode pedir para ser nota fiscal identificada com seu CPF) aluguel, luz, telefone, IPTU, mesmo assim acho dificil, e se perder o processo em 3 instancias, NUNCA mais sua filha poderá abrir outro, por isso acho melhor aguardar um pouco mais, as despesas com o tratamento ficarem maiores.

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou a favor da cura da da diabetes

    ResponderExcluir