.

terça-feira, 5 de junho de 2012

E se você esquecer de aplicar insulina?

Ontem as glicemias do João estavam bonitinhas: 86 / 76 / 74 / 102 / 107 e na hora de dormir 250?? Ai comecei a pensar, não fez nada e nem comeu nada de diferente.. a não ser por um detalhe esqueci de aplicar a rápida depois do jantar e por incrível que pareça não fiquei preocupada, acabamos na risada!

Foi a primeira vez que aconteceu, mas certeza terá outras, corrigi com a rápida e fomos dormir tranquilos. Pesquisei agora na net e achei algumas dicas no site da One Touch estou postando aqui, lembrando que na dúvida procure um médico!

Você pode provar as seguintes sugestões, se você foi diagnosticado com diabetes há um tempo atrás e se está confiante sobre a forma como trabalha a insulina que você injeta. Se você se sentir um pouco inseguro, deve contatar o hospital ou clínica de diabetes.

Esqueceu da injeção antes das refeições (tratamento com injeções múltiples)

Tome a mesma dose de insulina ou diminuí-lo por uma unidade ou duas, se você se lembrar imediatamente depois de ter comido. Se 1 ou 2 horas se passaram, você pode tentar, tomar metade da dose. Se um longo tempo passou, aumente algumas unidades para a sua próxima injeção de antes da refeição, mas não antes de medir o nível de glicose.

Esqueceu tomar a injeção antes de deitar (Tratamento de injeções múltiples)

Se você acordar antes de 2AM, pode ainda tomar insulina, mas você deve diminuir a dose de 25-30%, ou 1-2 unidades por cada hora que se passaram desde o tempo normal de injeção. Se há menos de 5 horas antes do horário habitual, medir a glicose e tomar uma injeção de insulina de ação curta, se tiver. Você pode experimentar uma dose com um terço ou um quarto do número de unidades da injeção de insulina de ação intermédia para antes de dormir. No entanto, nunca injetar mais de 0,1 U / kg (0,5 U/10 lb) de peso corporal de uma vez.

Se você esqueceu tomar a dose da tarde e a de antes de dormir, você pode tomar-lo quando lembrar, só se apenas passaram algumas horas. Você pode necessitar de uma pequena dose de insulina de ação rápida si a sua glicose já subiu. Se você se lembrar de manhã, tente tomar aproximadamente metade da dose que você deveria ter tomado à noite. Se você acordar com alto nível de açúcar no sangue, náuseas e níveis elevados de cetonas no sangue ou na urina, você tem sintomas de deficiência de insulina. Tome 0,1 U / kg (0,5 U/10 lb) de peso corporal de insulina e medir a glicose novamente após 1-2 horas. Se a sua glicose não diminuir após 2 horas, tomar outra dose de 0,1 U / kg (0,5 U/10 lb) de peso corporal.
Se você ainda estiver sentindo doente ou se você vomitar, você deverá contatar o seu médico imediatamente.

Esqueceu tomar a injeção durante o tratamento de duas vezes por dia

Por exemplo, se você esquecer a dose pela manhã, tomar a mesma dose ou diminuir a ação curta (ou ação rápida) por 1 ou 2 unidades se você se lembrar imediatamente depois de ter comido. Se você se lembrar de uma ou duas horas depois, você pode tentar diminuir a parte da ação rápida ou curta pela metade e da parte de ação intermédia por cerca de 25%. Se você se lembrar de sua injeção mais tarde, medir a glicose antes da próxima refeição e tome apenas insulina de ação rápida ou curta nessa refeição. Se você estiver usando insulina pré-misturada, não será possível para diminuir apenas um dos componentes. Tome uma dose menor desta insulina quando você se lembrar, ou utilize apenas insulina de ação rápida ou de ação curta até que seja de tarde para a próxima injeção. Se você esquecer sua injeção de tarde e lembrar durante a noite, você deve tomar uma dose menor de insulina de ação intermédia antes de dormir. Um pouco mais da metade deve ser suficiente, mas você deve testar isto com o controle de glicose. Você provavelmente necessitará também de uma injeção de insulina de ação rápida ou curta na hora do lanche a noite. Tente a mesma dose (ou algumas unidades inferior a) em vez da ação rápida ou curta na hora da sua injeção de noite. Você deve verificar sua glicose a noite para evitar a hipoglicemia.

Fonte: http://www.onetouchla.com/pt-br/parents-kids/tudo-sobre-insulina/e-se-voce-esquecer-de-tomar-insulina

19 comentários:

  1. Ahahahahahaha, como assim, esqueceu madame? E ainda riu?
    ;-)
    Isso mesmo, Sílvia, nunca esqueci nao mas obrigada pela dica. E ri mesmo pq nao deve ser a ultima vez! E parabéns pelas excelentes glicemias.
    Beijo
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara!!
      Viu só isso acontece nas melhores famílias!!
      Com certeza não será a última!!
      Beijocas

      Excluir
  2. menos mal esquecer da rápida...pq depois vai medir e provavelmente vai estar alta a glicemia, então é só aplicar pra corrigir...duro mesmo deve ser esquecer de aplicar a lenta né...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Vdd a lenta é mais complicado rsrs!!!
      Mas corrigi e pronto =]
      Bjo

      Excluir
  3. Bem vinda ao clube amiga!! Isso já aconteceu por aqui, algumas vezes, e quem nos lembrou foi a Catarina. Acho importante aproveitar esses momentos para mostrar a eles como fica a glicemia sem insulina. Do tipo: "nossa, viu como a insulina faz diferença?!" Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Sempre tem uma primeira vez neh!!
      Sim vc tem razão, tudo é um aprendizado!
      Bjo pra vc, Catarina e Miguel!

      Excluir
  4. Isto também já aconteceu por aqui.
    Nada que não se resolva.
    Bjs grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mafalda!
      É isso ai, resolvi não me estressar mais!
      Bjos

      Excluir
  5. Eu ainda não tomo insulina rápida,mas já passei pelo aperto de sem querer, tomar insulina algumas unidades a mais tipo: era pra ser 10UI e tomei 14UI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ich Luisa... e deu tudo certo depois??? Acredito que sim!!!
      Beijo

      Excluir
  6. Quando toma nph e a regular antes do jantar e as 22 toma a nph o q pode acontecer

    ResponderExcluir
  7. Boa noite meu sobrinho tem diabete tipo 1 está com problemas pra aceitar tomar insulina nph antes de dormir
    Pode dar insulina no momento estiver dormindo?

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa tarde!

    Não vejo inconveniente em aplicar nele dormindo, só atente para os valores de glicemias, é interessante monitorar algumas noites pra ver como fica.

    ResponderExcluir
  9. Tenho diabetes tipo 2 esqueci de tomar hj,estou no trabalho e só chego às 21 horas a insulina ficou em casa😬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Só vi agora... aplica quando chegar e monitora a cada 2h, pra ver se precisa de correção, cuide da alimentação, mta água e descanso até normalizar!

      Excluir
  10. Tomo insulina duas vezes ao dia posso ficar um dia sem tomar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Se o a prescrição é para tomar duas vezes ao dia, deve ser seguida diariamente de acordo com o que o médico lhe indicou.
      Cuide de sua saúde e tenha uma melhor qualidade de vida.
      Abraços.

      Excluir
  11. Boa noite meu filho toma 10 de nph pra dormir sempre as 22:00 mas não acordei no horário e dei duas horas depois porém diminui para 08 vai atrapalhar a glicemia dele .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Importante que fez a correção quando lembrou, todos somos passíveis de esquecer e tudo bem. Só lembre de medir antes de aplicar a insulina pra ver se é necessário e acompanhar o pico de insulina depois.
      Espero que tudo tenha ficado bem.
      Abraços.

      Excluir