.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Manual da Criança com Diabetes

Oi gente, hoje queria falar um pouco de como contamos para o João Pedro sobre o diabetes.
Já falei aqui, que quando perguntei se ele sabia o que era diabetes, ele respondeu que sim "que era açúcar no sangue".
Tem um site que nos ajudou muito neste dia o "Instituto da Criança com Diabetes do RS", onde encontramos  um manual da criança com diabetes, onde explica tudo direitinho na linguagem para os pequenos. O João Pedro leu e lê esse livrinho até hoje e mostra para os amiguinhos entenderem também, é muito útil. O link para acessar  é este http://www.icdrs.org.br/.
Nosso filho conviveu 3 anos (maternal e jardim) com um amiguinho diabético, talvez por isso tenha aceitado super bem o tratamento. 
Ele próprio faz a medição da glicemia antes do almoço e anota no caderninho, enquanto ainda estou no trabalho, já sabe quando o nível de glicemia está alto ou baixo.
Ontem ele quis comer "uns farelinhos" de bolo de chocolate, aquele que sobra na assadeira quando cortamos o bolo, minha mãe não queria deixar, mas enfim acabou comendo. Quando cheguei no final da tarde ele me contou que havia comido farelo de bolo, mas para eu não me preocupar porque jogou futebol e correu muito e que o "açúcar" já tinha ido embora. Na sua lógica infantil, não estava errado, porque a atividade física acelera o metabolismo. Grande esse garoto!!!
O João é uma criança como qualquer outra, brinca, pula, corre, assiste TV, joga video-game, faz birra, chora, grita, ri, brinca com o irmão, faz teste de glicemia, usa insulina e ama a vida!!!
Abraços 
Silvia

Um comentário:

  1. Silvia o João Pedro é um querido!! Legal que o menino do livrinho, se não me falha a memória, é Pedrinho, né? Também usamos aqui em casa. O ICD ajuda muito.
    Beijos e força, sempre...
    Tô amando seu blog!! Simone

    ResponderExcluir