.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mais sobre o dia...betes..

Quem é diabético sabe e quem cuida também. Para se ter um bom controle da glicemia é preciso o glicosímetro, as tiras reagentes, lancetador e lancetas.

Nós conseguimos o Kit do João Pedro pelo SUS, tivemos que levar uma receita do médico e o cartão do SUS, preenchemos o formulário no posto do bairro no dia 06/06 e no dia seguinte já estávamos com o kit na mão. Veio o aparelho, o lancetador juntamente com as fitas e as lancetas. A cada 25 dias retiramos 100 fitas e 100 lancetas, pois o João faz a medição da glicemia 4 x ao dia. Achamos que foi muito rápido e a moça da farmácia do posto é um amor de pessoa, já nos conhecíamos "de vista", pois todo mês pegamos as pomadas de assadura do Julio também lá.

Ficamos sabendo que ele tem direito também aos carpules de insulina para caneta, mas parece que o processo é um pouco mais demorado, na próxima semana vamos visitar a farmácia do governo e nos informar como proceder, quando souber, posto aqui.

Uma das dúvidas que tivemos foi quais os tipos de insulinas existentes, abaixo uma descrição dos tipos, achei no portaldiabetes.com.br e esta bem explicado.

DM Tipo 1
Os portadores de Diabetes tipo 1 têm que aplicar insulina diariamente o que envolve o uso de seringa e agulha, ou caneta de insulina, ou para aqueles que optarem isso também pode ser feito por meio do uso de uma bomba de insulina. A necessidade de insulina é diferente para cada diabético e somente pode ser prescrita pelo médico ou diabetólogo que vai adequar tipo de insulina, a dose a ser usada e horário de acordo com a idade do paciente, tipo físico, alimentação, estilo de vida e tipo de atividade física.


Insulina


Existem vários tipos de insulina :


INSULINA GLARGINA : A Glargina é um novo tipo de insulina com ação prolongada. É absorvida lentamente e de forma estável pelo organismo a partir do local de aplicação (daí ser conhecida também como insulina basal), o que permite uma única aplicação diária. Em alguns casos, no entanto, torna-se necessário o uso combinado com outros tipos de insulina.Seu uso reduz o risco de hipoglicemias, pois não possui picos de ação. A tecnologia utilizada em sua produção é DNA recombinante, o que faz com que tenha a mesma segurança da insulina humana.


INSULINA LENTA :


Insulina de ação intermediária, sua ação é obtida por meio de substâncias que retardam sua absorção pelo organismo (daí a aparência leitosa de seu líquido). Os frascos devem ser agitados de forma suave, para que os cristais se espalhem de forma uniforme antes da aplicação.
Deve ser combinada a outras insulinas de ação mais rápida, ampliando assim seu espectro de ação.


INSULINA LISPRO OU ASPART ( Ultra-rápida )


Insulinas de ação rápida e duração curta, tem aspecto límpido e transparente. Deve ser combinada a outras insulinas de ação mais lenta, auxiliando no controle do diabetes, na rotina diária. São indicadas para a cobertura das refeições.


INSULINA NPH :


Insulina de ação intermediária, se parece com a insulina lenta. A adição de substâncias que retardam sua absorção pelo organismo é responsável pela sua aparência leitosa. Os frascos devem ser agitados de forma suave, para que os cristais se espalhem de forma uniforme antes da aplicação.Diferente do que acontece com a Insulina Glargina, sua ação não é homogênea e nem previsível.


INSULINA REGULAR :


Insulina de ação rápida e duração curta,é geralmente usada em situações de emergência, como crises de cetoacidose, coma ou cirurgias ou mesmo quando o teste de glicemia se encontra alterado. Tem aspecto transparente, semelhante à água potável.è usada para complementar o uso de outras com ação mais lenta.


INSULINA ULTRA LENTA :


Insulinade ação longa, costuma ser indicada para uso noturno tendo seu uso complementado por insulinas de ação rápida durante o dia. De aspecto leitoso, seus frascos devem ser agitados de forma suave, para que os cristais se espalhem de forma uniforme antes da aplicação.

Lembrando que somente o seu médico pode saber qual o melhor tipo para o seu tratamento.

Ficamos por aqui, mas voltamos com mais novidades...

Abraços
Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário